Interpretação de exames laboratoriais por farmacêuticos

Interpretação de exames laboratoriais por farmacêuticos

Para a análise das prescrições, os farmacêuticos contam com um sistema informatizado, onde possuem acesso à prescrição, ao prontuário eletrônico, aos exames laboratoriais e ao cadastro e gerenciamento de medicamentos e materiais padronizados pelo hospital.

Para a validação da prescrição, os farmacêuticos realizam a análise considerando: dados do paciente, história clínica, doença atual, exames laboratoriais, horários de administração, posologia, via de administração, tempo de infusão, interações, incompatibilidade, medicamentos de alta vigilância, antineoplásicos e a necessidade de ajustes de dose segundo função hepática/renal.

O farmacêutico é o profissional do medicamento e deve estar inserido na equipe multiprofissional para o combate ao uso irracional de medicamentos e na diminuição de erros e eventos adversos, sempre contribuindo na melhoria da farmacoterapia e na promoção da qualidade de vida dos pacientes.

A intervenção farmacêutica é capaz de melhorar o cuidado ao paciente e quando documentada permite a avaliação da qualidade por meio de indicadores, os quais podem ser utilizados para demonstrar a contribuição do farmacêutico na assistência, reforçar aos profissionais a importância desse cuidado e comparar os dados com outras instituições, visando melhorias de processos. Para realizar a farmácia clínica com qualidade é importante que os processos estejam sistematizados e padronizados de modo que se possa definir e ampliar esse instrumento de trabalho em todos os campos de atuação e até mesmo em outras instituições hospitalares.

Se torne um especialista em Gestão, Prescrição e Serviços Farmacêuticos, saiba mais.

ANTERIOR PRÓXIMA