Especialização › Gestão, Prescrição e Serviços Farmacêuticos
Pós-graduação em Goiânia, GO • Especialização • 2ª Turma

Gestão, Prescrição e Serviços Farmacêuticos

Você já curtiu a página oficial do INCURSOS no facebook? Curte aí!

 

Objetivos

O curso Gestão, Prescrição e Serviços Farmacêuticos foi desenvolvido com o objetivo de preparar o profissional farmacêutico para se destacar no mercado de trabalho, não apenas como administrador da farmácia e drogaria, mas também como um profissional completo e capaz de prestar orientações, realizar a prescrição farmacêutica de MIPs e oferecer serviços farmacêuticos com excelência.

O curso trabalha com o exclusivo e inovador método Bulla de administração financeira e oferece planilhas e outras ferramentas práticas para serem usadas na administração das farmácias e drogarias.

O curso também objetiva preparar o profissional farmacêutico para atuar junto à sociedade de forma ativa e contribuir nas decisões clínicas e na conduta terapêutica, assim como, no ato de prescrever medicamentos (MIPS) gerando fidelização dos consumidores nas farmácias e drogarias.

 

Público-alvo

Profissionais com curso superior completo (graduação) reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em Farmácia.

 

Área(s) de Conhecimento

Unidade(s) com Matrículas Abertas

 

Estrutura do Curso

  • Cuidados e orientações farmacêuticas nas desordens de baixa e média complexidade: inflamações, dores, febre, tosses, sintomas de gripe, congestão nasal, diarreias, constipações intestinais, náuseas e vômitos, etc.
  • Cuidados e orientações para o acompanhamento farmacoterapeutico de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis: endocrinopatia diabética (Diabetes Mellitus) e distúrbios cardiovasculares (ênfase em hipertensão).
  • Cuidados e orientações farmacêuticas para o uso de antimicrobianos, antibacterianos, antifúngicos, antivirais, antiparasitários.
  • Cuidados e orientações farmacêuticas em Dermatologia clínica e cosmecêutica: uso de cosméticos, dermocosméticos e protetores solar e cuidados e orientações no tratamento de micoses, alergias, urticárias, manchas e outras afecções da pele.
  • Semiologia e interpretação de exames laboratoriais no auxílio ao acompanhamento farmacoterapeutico.
  • Prescrição farmacêutica e cuidados dispensados à pacientes em condições especiais: idosos, gestantes, pediátricos, hebiátricos e com transtornos alimentares/obesidade.
  • Cuidados e orientações para o uso de anticoncepcionais e hormônios.
  • Prescrição farmacêutica e orientações no uso de produtos para o bem estar, vitaminas, alimentos funcionais e para fins específicos e HPC (produtos de higiene pessoal e cosméticos).
  • Bases legais da Prescrição Farmacêutica, Legislação Sanitária, Boas Práticas de Dispensação e Acompanhamento farmacoterapeutico.
  • Serviços farmacêuticos como diferencial e com foco em resultados. Cuidados e serviços farmacêuticos em Diabetes, Hipertensão, e Perfuração do lóbulo auricular.
  • Análise financeira dos resultados da farmácia ou drogaria. Estudo das margens de lucro e composição do custo da mercadoria vendida.
  • Gestão do setor financeiro, gestão de caixas, gestão do estoque e gestão do crediário.
  • Contabilidade Farmacêutica: Planejamento Contábil, Fiscal e Tributário.
  • Gestão do Setor de Compras com Ênfase em negociação e processos.
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Marketing: Aplicado ao mercado farmacêutico.
  • Setor de Vendas: Gerência, liderança, gestão do perfil de vendas por grupo de produtos com foco na rentabilidade, acompanhamento de metas e resultados.
  • Liderança e gestão de recursos humanos.
  • Layout interno e externo: Implantação, tendência do mercado, gerenciamento de produtos por categoria, marcas, merchandising, divulgação de peças publicitárias.
  • Técnicas em vendas, treinamento e habilidade em vendas, excelência no atendimento ao cliente e comportamento do consumidor.
 

Coordenação

» Luciana Calil Samora de Moraes › Mestrado em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. MBA em Gestão Avançada do varejo pela UGF. Especialização em Farmácia Clínica pela PUC-GO. Fiscal da Saúde Pública - Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia. Vasta experiência como administradora de farmácias e drogarias. Criadora e docente do curso Qualifarma - Curso de capacitação para farmacêuticos recém-formados, do CRF-GO. Assessora Técnica Científica da Diretoria do CRF-GO.

 

Corpo Docente

» Claudio Louzada › Especialização em Administração de Marketing pela FAAP. Atua há mais de 10 anos como palestrante e treinador especialista em temas relacionados a vendas, marketing farmacêutico, atendimento, motivação, liderança, comportamento humano e medicamentos. Trabalha no Laboratório Teuto-Pfizer há 13 anos e quase todo esse tempo no cargo de Coordenador Nacional de Treinamento (Departamento de Marketing).

» Danillo Rodrigues de Sá Godoi › Mestrado em Atenção à Saúde pela PUC/GO PUC GO. Especialização em Farmacoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia Clínica pela UNIP. Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de produtos pela FAT/PR. Especialização em Epidemiologia, Vigilância e Gestão de Serviços de Saúde pela FAT/PR. Auditor de Sistemas de Qualidade na Área Farmacêutica. Gestor de Sistema de Qualidade na Área de Importação de Produtos para Saúde e Distribuição de Medicamentos, Saneantes, Cosméticos e Correlatos. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.

» Dione Marçal Lima › Doutorado em ciências da saúde pela UnB. Mestrado em biologia - Área de concentração farmacológica pela UFG. Trabalha com pesquisa clínica de fármacos e medicamentos, com ênfase em absorção e biodisponibilidade dos fármacos.

» Daniel Jesus de Paula › Mestrado em gestão, pesquisa e desenvolvimento em tecnologia pela PUC-GO. Especialização em farmacologia pela UFG. Diretor de produção e farmacêutico efetivo da Indústria Química do Estado de Goiás - IQUEGO.

» Luciana Calil Samora de Moraes › Mestrado em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. MBA em Gestão Avançada do varejo pela UGF. Especialização em Farmácia Clínica pela PUC-GO. Fiscal da Saúde Pública - Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia. Vasta experiência como administradora de farmácias e drogarias. Criadora e docente do curso Qualifarma - Curso de capacitação para farmacêuticos recém-formados, do CRF-GO. Assessora Técnica Científica da Diretoria do CRF-GO.

» Rodrigo Luís Taminato › Mestrado em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela UNICAMP . Especialização em Hematologia Clínica e Onco-Hematologia Molecular e Laboratorial pela Acadêmia de Ciências e Tecnologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto/SP.

» Cadri Saleh Ahmad Awad › MBA em gestão avançada de varejo farmacêutico pela UGF-RJ. MBA executivo em liderança e gestão empresarial. Diretor do Instituto BULLA. Integrante da Comissão de Farmácia do CFF. Consultor de empresas e palestrante para o mercado farmacêutico. Coordenador da Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de Produtos do Incursos. Conselheiro do CRF-GO.

 

SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
 

Pré-requisitos para Inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.
 

Duração

20 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 400 h

 

Investimento

Para saber o valor do investimento, entre em contato com nossa central de atendimento preenchendo nosso formulário.