Neuropsicologia e Crianças

Neuropsicologia e Crianças

A nomenclatura neuropsicologia surgiu no século XX, com Osler. Entretanto, a atenção as inter-relações entre cérebro e mente remete aos antigos egípcios. Nos dias atuais, já há técnicas que relacionadas às avaliações psicológicas representam um progresso para o diagnóstico e tratamento de diversas patologias, como é o caso das tomografia computadorizada e ressonância magnética. (MADER, 1996)

Uma ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano, a neuropsicologia objetiva identificar modificações cerebrais, como é o exemplo de disfunções cognitivas e do comportamento, decorrentes de lesões, doenças ou desenvolvimento anormal do cérebro. E no caso da neuropsicologia infantil não é diferente, passando a ser um dos itens primordiais das consultas periódicas de saúde, empregando nelas os instrumentos indicados para a finalidade, sendo alguns deles os testes neuropsicológicos e escalas de avaliação do desenvolvimento.

Dentro da perspectiva de pesquisa, a neuropsicologia possui um desenvolvimento relativamente recente, mesmo que a sua fundamentação teórica esteja construída há várias décadas de conhecimento e investigação. Segundo Mader (1996, p.12), "os objetivos da avaliação neuropsicológica são basicamente auxiliar o diagnóstico diferencial, estabelecer a presença ou não de disfunção cognitiva e o nível de funcionamento em relação ao nível ocupacional, localizar alterações sutis, a fim de detectar as disfunções ainda em estágios iniciais".

Os recursos empregados para as avaliações neuropsicológicas são múltiplos, sustentados primordialmente por materiais desenvolvidos nos laboratórios de neuropsicologia, neurologia e psicometria.  Nisso, o resultado das escalas para a avaliação do desenvolvimento e testes neuropsicológicos expressam os ganhos e delimitam o nível evolutivo de cada criança. 

Costa et al. (2004) destacam que "a importância desses instrumentos reside principalmente na prevenção e detecção precoce de distúrbios do desenvolvimento/aprendizado, indicando de forma minuciosa o ritmo e a qualidade do processo e possibilitando um "mapeamento" qualitativo e quantitativo das áreas cerebrais e suas interligações (sistema funcional), visando intervenções terapêuticas precoces e precisas".

Então, conheça mais na Especialização em Neuropsicologia

Referências:

COSTA, Danielle I. et al . Avaliação neuropsicológica da criança. J. Pediatr. (Rio J.),  Porto Alegre ,  v. 80, n. 2, supl. p. 111-116,  Apr. 2004 . Disponível em: . Acesso em: 13  Set. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000300014.

MADER, Maria Joana. Avaliação Neuropsicológica: Aspectos Históricos e Situação Atual. In: Psicol. Ciênc. Prof. v. 16, n. 3, 1996, págs. 12-18.

ANTERIOR PRÓXIMA