Análise do Hemograma

Análise do Hemograma

Solicitado na maioria dos exames de rotina ou como o início para o diagnóstico de algumas doenças, o hemograma é o nome utilizado para designar o conjunto de avaliações das células do sangue que, aliado aos dados clínicos, possibilita as conclusões diagnósticas e prognósticas de um alto índice de patologias.

Introduzido na prática médica, em 1925, por meio de critérios delimitados pelo médico e farmacêutico alemão V. Schilling, o hemograma tem sido um dos mais solicitados por médicos de diferentes especialidades, tendo em vista a sua importância para a conclusão diagnóstica.

Segundo Naoum e Naoum (2019), "o hemograma é composto por três determinações básicas que incluem as avaliações dos eritrócitos (ou série vermelha), dos leucócitos (ou série branca) e das plaquetas (ou série plaquetária)".

A série vermelha é analisada por constituição das seguintes determinações básicas:
 

1 – Contagem de eritrócitos (CE) :106 /mm³
2 – Dosagem da hemoglobina (Hb) :g/dL
3 – Hematócrito (Ht) : %
4 – Volume Corpuscular Médio (VCM) : µm³ ou fm³
5 – Hemoglobina Corpuscular Média (HCM): pg
6 – Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM): g/dL

Com a evolução dos programas de informática, a automatização das avaliações do sangue foi permitida, podendo obter dados sobre diâmetro ou superfície celular, histograma e gráficos de distribuição de células. No caso específico da série vermelha, essa automatização fornece o índice RDW que avalia a amplitude da superfície dos eritrócitos.

A série branca considera os seguintes itens:

1 – Contagem total de leucócitos (CTL) : 103/mm3
2 – Contagem diferencial de leucócitos (CDL) 

 Neutrófilos (Bastonetes e Segmentados) : % e 103/mm³
 Eosinófilos : % e 103/mm³
 Basófilos : % e 103/mm³
 Linfócitos : % e 103/mm³
 Monócitos : % e 103/mm³

Já as plaquetas são analisadas de forma quantitativa (CP: 103/mm³) e mediante o uso de contadores automatizados é possível obter o índice PDW (%), ofertando o resultado da amplitude da superfície das plaquetas quantificadas, assim como o MPV (fm³), indicando o volume médio plaquetário. Portanto, essa avaliação é o conjunto dos resultados quantitativos das três séries: vermelha, branca e plaquetária.

Se matricule na Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue.
 

Referências:

NAOUM, Paulo Cesar; NAOUM, Flávio Augusto. Interpretação Laboratorial do Hemograma. Disponível em: http://www.ciencianews.com.br/arquivos/ACET/IMAGENS/Artigos_cientificos/Interphemo.pdfAcesso em: 06 set. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA