Especialização › Hematologia Clínica e Banco de Sangue
Pós-graduação em Goiânia, GO • Especialização • 7ª Turma

Hematologia Clínica e Banco de Sangue

Você já curtiu a página oficial do INCURSOS no facebook? Curte aí!

 

Objetivos

O curso de Hematologia Clínica e Banco de Sangue, possui um contexto interdisciplinar com vistas a colaborar com os profissionais no desenvolvimento de conhecimentos específicos da área da hematologia, inclusive no gerenciamento e planejamento laboratorial, docência, pesquisa e proporcionar o aprimoramento teórico-prático em diagnósticos laboratoriais e práticas de banco de sangue destacando coordenação, gerenciamento, transfusional, incluindo transplante de medula óssea, fenotipagem e painel de hemácias.

 

Público-alvo

Farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos, biólogos e médicos.

 

Área(s) de Conhecimento

Unidade(s) com Matrículas Abertas

 

Estrutura do Curso

  • Hematopoiese.
  • Anemias Carenciais.
  • Anemias Hereditárias e Anemias Hemolíticas.
  • Diagnóstico Moleculares em Hematologia.
  • Interpretação Clínica do Hemograma.
  • Citomorfologia I.
  • Citomorfologia II.
  • Citomorfologia III.
  • Citomorfologia IV (mielograma).
  • Leucoses e Neoplasias Hematológicas I.
  • Leucoses e Neoplasias Hematológicas II.
  • Metodologia da Pesquisa Científica.
  • Hemostasia e Coagulação.
  • Citometria de Fluxo.
  • Imuno-hematologia
  • Ciclo do Sangue e Provas de Compatibilidade.
  • Hemoterapia Urgência e Emergência.
  • Aférese e Controle de Qualidade na Hemoterapia.
  • Seminário Integrador.

Conteúdos abordados

- Sangue e sua formação: Fatores estimuladores e inibidores da eritropoese, granulopoese, linfopoese e trombopoese.

- Metabolismo e fisiologia dos eritrócitos.

- Anemias e suas generalidades, definições, sinais e sintomas, classificações morfológicas e fisiopatológicas.

- Investigações laboratoriais das anemias e suas correlações clínicas.

- Policitemias e suas generalidades e classificações.

- Anomalias leucocitárias: Pelger-Huet, May-Hegglin, Alder-Reilly, Chediak-Higashi.

- Doenças proliferativas da linhagem mielóide: Etiopatogenias, classificações, diagnóstico clínico, laboratorial e diferencial, tratamento e medidas de suporte.

- Doenças proliferativas da linhagem linfóide: Etiopatogenia, classificações, diagnóstico clínico, laboratorial e diferencial, tratamento e medidas de suporte.

- Síndromes mielodisplásicas: Classificação, tratamento, evolução e prognósticos.

- Linfomas não-Hodgkin: Etiopatogenia, classificação, diagnóstico clínico, laboratorial e diferencial, tratamento e evolução.

- Linfoma de Hodgkin: Etiopatogenia, classificação, diagnóstico clínico, laboratorial e diferencial, tratamento e evolução.

- Hemostasia: Fisiologia e mecanismo da coagulação (via intrínseca e via extrínseca).

- Doenças hemorrágicas, coagulopatias e trombofilias.

- Análises morfológicas das células sanguíneas em microscopia óptica.

- Confecção, interpretação e estudos de mielogramas.

 

Coordenação

» Érico Meirelles de Melo › Mestrando em Genética pela PUC/GO. Especialização em Biologia Molecular e Celular.

 

Corpo Docente

» Keila Correia de Alcântara › Doutora em medicina tropical (área de concentração: Imunologia) pela UFG. Mestrado em medicina tropical na mesma área de concentração pela UFG.

» Luciana Pinheiro Vaz › Doutoranda em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. Mestrado em genética pela PUC/GO. Especialização em anatomia patológica (citologia esfoliativa) pela CBM.

» Jhonathan Gonçalves da Rocha › Possui mestrado pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG), especialização em Docência do Ensino Superior e MBA em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar. Atualmente é professor da PUC GO, Biomédico do Laboratório Clínico da PUC, Gestor de Qualidade do Laboratório da Unimed, membro da Associação de Biomédicos do Estado de Goiás (ABESGO) e Vice-Presidente da comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Laboratório Unimed Goiânia.

» Hanstter Hallison Alves Rezende › Mestrado em Medicina Tropical pela UFG. Biomédico da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia.

» Rodrigo Luís Taminato › Mestrado em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela UNICAMP . Especialização em Hematologia Clínica e Onco-Hematologia Molecular e Laboratorial pela Acadêmia de Ciências e Tecnologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto/SP.

» Valéria Bernadete Leite Quixabeira › Mestrado em genética pela PUC/GO.

» Telma Ingrid Borges de Bellis Kuhn › Mestrado em Analises Clínicas pela Unisa. Especialização em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial pela Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto. MBA Gestão em Saúde pela Fundação Getulio Vargas. Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciencias Farmacêuticas Oswaldo Cruz. Foi diretora de tecnologia e implantação de novos negocios pela CordCell - Centro de tecnologia celular. Gerente da qualidade do grupo São Lucas. Coordenadora do laboratório de Imuno-hematologia e da área de educação corporativa do Hemocentro São Lucas. Farmacêutica e gerente da qualidade do Instituto Hemomed - Hematologia e Oncologia. Atuou também como docente da pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da Faculdade SENAC. Experiencia em Hematologia, hemoterapia (Imuno-hematologia, Controle da Qualidade do sangue, Sorologia e Biologia Molecular), Tecnologia Celular e Gestão da Qualidade.

» Érico Meirelles de Melo › Mestrando em Genética pela PUC/GO. Especialização em Biologia Molecular e Celular.

» Ana Lúcia Girello › Especialização em Desenho Artístico e Publicitário pela Escola Panamericana de Artes. Mestrado-profissionalizante em Análises Clínicas pela Unisa. Graduação em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda de Marketing. Graduação em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro. Ensino-medio-segundo-graupela Sociedade Civil Colégio Dante Alighieri. Atualmente é Professor adjunto da Faculdades Metropolitanas Unidas, Consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/SP e Professor adjunto da Universidade de Santo Amaro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas:imunohematologia, hematologia, Análises Clínicas, Assessoria e Consultoria Científica, hemoterapia e educação.

» José Carlos Rodrigues › Especialista em hematologia clínica e oncohematologia molecular pela Acadêmia de Ciências e Tecnologia da CBM.

 

SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

O Sistema de Avaliação acadêmico será feito abrangendo os aspectos de assiduidade (frequência mínima), nota mínima exigida, além da aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Para a aprovação e consequente emissão do Certificado de Especialista o aluno deverá, cumulativamente:

  • Obter a frequência mínima de 75% da carga horária de cada módulo previsto no curso, vedado o abono de faltas, exceto os casos previstos em lei;
  • Obter a nota mínima 7,0 (sete) em todas as disciplinas do curso;
  • Obter a nota mínima 7,0 (sete) no Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Entregar a versão definitiva e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso no prazo e na forma estabelecida pela Coordenação do Curso;
  • Entregar toda a documentação exigida.
 

Pré-requisitos para Inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.
 

Duração

19 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 380 h

 

Investimento

Para saber o valor do investimento, entre em contato com nossa central de atendimento preenchendo nosso formulário.