Segurança do paciente oncológico

Segurança do paciente oncológico

O farmacêutico atua mais efetivamente na assistência ao paciente, responsabilizando-se, junto da equipe multiprofissional, pela segurança e pela efetividade da farmacoterapia. Isto se dá por meio da identificação, da resolução e da prevenção dos problemas relacionados a medicamentos (PRM).

Os PRM podem ocorrer devido a reações adversas a medicamentos ou erros de medicação (EM). Os EM são eventos evitáveis, que podem ou não resultar em danos ao paciente, aumento do tempo de permanência e de gastos hospitalares adicionais.

Os EM podem ser relacionados a: falta de informações sobre os pacientes e sobre o medicamento; falha de comunicação; rotulagem e embalagem; nome dos medicamentos; dispensação, armazenamento padronização, aquisição e uso dos medicamentos; problemas com dispositivos de administração; fatores ambientais; educação e competência dos profissionais; educação dos pacientes; gerenciamento de risco e processo de qualidade.

Entre os EM, o erro de prescrição possui elevado potencial em resultar consequências maléficas aos pacientes. O uso irracional de medicamentos é um importante problema de saúde pública, e o farmacêutico é um profissional com potencial para melhorar a utilização dos medicamentos, reduzir riscos de morbimortalidade e custos relacionados à farmacoterapia.

Em oncologia, atualmente são utilizados mais de 100 medicamentos, diferindo em suas composições químicas, células-alvo, finalidade de uso para tipos de cânceres específicos e efeitos adversos. Tendo em vista a alta complexidade deste tamanho, o paciente requer uma abordagem interdisciplinar que proporcione uma assistência integral e que garanta um tratamento eficaz e seguro. A ação do farmacêutico é parte fundamental neste cuidado ao paciente, principalmente na prevenção de EM por meio da revisão de prescrições médicas. Isto reflete em uma economia de recursos, associada a uma farmacoterapia mais racional e contribui para a promoção da saúde.

Se torne um especialista em Farmácia Hospitalar Oncológica.

ANTERIOR PRÓXIMA