Especialização › Farmácia Hospitalar Oncológica
Pós-graduação em Goiânia, GO • Especialização

Farmácia Hospitalar Oncológica

Você já curtiu a página oficial do INCURSOS no facebook? Curte aí!

 

Objetivos

Mudanças no perfil epidemiológico ocorridas nas últimas décadas descrevem uma expressiva redução da morbimortalidade relacionadas às doenças infecciosas e parasitárias. Em contrapartida observou-se uma ascensão das doenças crônico-degenerativas com destaque para as neoplasias.

O câncer é um problema de saúde pública mundial com uma estimativa de incidência de mais de 27 milhões de casos e 17 milhões de óbitos até 2030 segundo a Organização Mundial de Saúde.

O farmacêutico é um profissional fundamental para o sucesso da terapia medicamentosa do paciente atuando no âmbito das quimioterapias antineoplásicas. No Brasil, a atuação do Farmacêutico em Oncologia começou a ser delineada a partir da década de 90, e por ser uma especialidade recente, ainda não conta com número suficiente de profissionais capacitados para atender a essa demanda crescente nos serviços de saúde.

Adicionalmente, nos últimos anos, tem aumentado a demanda por farmacêuticos clínicos em unidades oncológicas, ambulatoriais e domicílios. Desse modo, os profissionais necessitam estar capacitados para atuar de forma segura e qualificada no acompanhamento dos resultados farmacoterapêuticos dos pacientes submetidos à terapia antineoplásica.

Em atenção a essa demanda crescente dos serviços de saúde os objetivos dessa especialização são:


  • Fornecer aos profissionais conhecimentos teóricos e práticos em Farmácia Hospitalar Oncológica, Farmacoterapia em Oncologia, Gestão em Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Aplicada à Oncologia, Organização Logística, Farmacotécnica Aplicada à Farmácia Hospitalar, Cuidados Paliativos ao Paciente Oncológico entre outras disciplinas relacionadas ao desenvolvimento e aprimoramento das ações de assistência farmacêutica em serviços de saúde - Hospitais, Clínicas Oncológicas, Centros Especializados, Laboratórios Farmacêuticos - objetivando o bem-estar do paciente, a segurança e o uso racional de medicamentos;
  • Capacitar os profissionais para exercer atividades clínicas, técnicas e de gestão em unidades oncológicas, hospitais públicos ou privados de grande ou pequeno porte e a exercer a docência ou realizar pesquisas em centros de estudo;
  • Desenvolver conhecimentos teórico-práticos em Farmácia Hospitalar na perspectiva da assistência integral ao paciente oncológico, promovendo benefícios e vantagens competitivas aos profissionais, que se bem preparados para atuar nessa área, encontram um mercado de trabalho em ascensão e com ótima remuneração.
  •  

    Público-alvo

    Profissionais com curso superior completo (graduação) reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em Farmácia ou áreas afins.

     

    Unidade(s) com Matrículas Abertas

     

    Estrutura do Curso

    • Estruturação do Serviço de Farmácia Hospitalar: atividades e comissões hospitalares.
    • Bases da Farmacologia Geral: farmacocinética e farmacodinâmica.
    • Bases Genéticas e Moleculares, Patologia e Epidemiologia do Câncer.
    • Metodologia do Trabalho Científico.
    • Oncologia Clínica I.
    • Oncologia Clínica II.
    • Farmacotécnica Aplicada à Farmácia Hospitalar: medicamentos estéreis e não estéreis utilizados no suporte à terapia antineoplásica.
    • Farmacoterapia Oncológica: fármacos específicos ao tratamento oncológico e terapia medicamentosa de suporte.
    • Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais em Oncologia.
    • Atuação da Equipe Multidisciplinar em Oncologia e Cuidados Paliativos.
    • Farmacoterapia Antimicrobiana Aplicada às Infecções em Oncologia.
    • Pesquisas Clínicas e Medicina Baseada em Evidências.
    • Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Aplicada à Oncologia.
    • Gestão em Farmácia Hospitalar Oncológica.
    • Gestão do Risco em Farmácia Hospitalar com Ênfase na Segurança do Paciente.
    • Estudos de Utilização de Medicamentos: Farmacovigilância e Farmacoeconomia.
    • Visita Técnica em Farmácia Hospitalar com Discussão de Casos Clínicos.
    • Terapia Nutricional com Ênfase em Nutrição Parenteral.
    • Seminário Integrador.
     

    Coordenação

    » Angela Ferreira Lopes de Teive e Argolo › Doutorado em Medicina Tropical pelo IPTSP-UFG. Mestrado em Medicina Tropical pelo IPTSP-UFG. Especialização em Administração Hospitalar pelo IBEED. Farmacêutica-Bioquímica do LACEN-GO e Tutora dos Residentes Farmacêuticos da Residência Multiprofissional da SES-GO. Desenvolve estudos com enfoque em serviços de farmácia hospitalar e em saúde pública com ênfase em epidemiologia. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia.

    » Danillo Rodrigues de Sá Godoi › Mestrado em Atenção à Saúde pela PUC/GO PUC GO. Especialização em Farmacoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia Clínica pela UNIP. Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de produtos pela FAT/PR. Especialização em Epidemiologia, Vigilância e Gestão de Serviços de Saúde pela FAT/PR. Auditor de Sistemas de Qualidade na Área Farmacêutica. Gestor de Sistema de Qualidade na Área de Importação de Produtos para Saúde e Distribuição de Medicamentos, Saneantes, Cosméticos e Correlatos. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.

     

    Corpo Docente

    » Benedito Rodrigues da Silva Neto › Pós-Doutorando em Genética Molecular com concentração em Proteômica e Bioinformática. Doutorado em Medicina Tropical e Saúde Pública pela UFG. Mestrado em Biologia Celular e Molecular. Tem experiência na área de Genômica, Engenharia Genética e novas tecnologias aplicadas à saúde.

    » Ana Beatriz Mori Lima › Doutorado em Ciências da Saúde e Mestre em Medicina Tropical, área de concentração em Microbiologia, pela Universidade Federal de Goiás. Farmacêutica-Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Responsável pelo controle de qualidade da seção de Bacteriologia Humana do Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO).

    » Angela Argolo › Doutorado em Medicina Tropical pelo IPTSP-UFG. Mestrado em Medicina Tropical pelo IPTSP-UFG. Especialização em Administração Hospitalar pelo IBEED. Farmacêutica-Bioquímica do LACEN-GO e Tutora dos Residentes Farmacêuticos da Residência Multiprofissional da SES-GO. Desenvolve estudos com enfoque em serviços de farmácia hospitalar e em saúde pública com ênfase em epidemiologia. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia.

    » Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira › Doutorado em Ciências da Saúde pela UFG. Mestrado em Ciências da Saúde pela UFG. Especialização em Farmacologia Clínica pela UFG. Estágio internacional em Atenção Farmacêutica no Instituto Pharmcare em Portugal. Atualmente é Farmacêutica do Hospital das Clínicas da UFG. É presidente da Comissão de Serviços Farmacêuticos Clínicos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás. Atua em pesquisas principalmente na área de Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica.

    » Ana Carolina Figueiredo Modesto › Doutoranda em Ciências da Saúde pela UFG. Mestrado em Ensino da Saúde pela UFG. Especialização em Farmácia Hospitalar e Assistencial pela UFG. Graduação em Farmácia pela UFG. Atualmente é Farmacêutica Responsável pela Sub-Unidade de Quimioterapia do Setor de Farmácia Hospitalar do HC-UFG. Áreas de atuação: Segurança do Paciente; Farmacovigilância; Farmácia Clínica.

    » Marcelo Elias Pereira › Farmacêutico e Bioquímico, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás. Possui pós-graduação em Farmácia Clínica – Pharmacológica aplicada. Atualmente é docente na Universidade Salgado de Oliveira e Faculdade Alfredo Nasser.

    » Rodrigo Luís Taminato › Mestrado em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela UNICAMP . Especialização em Hematologia Clínica e Onco-Hematologia Molecular e Laboratorial pela Acadêmia de Ciências e Tecnologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto/SP.

    » Danillo Rodrigues de Sá Godoi › Mestrado em Atenção à Saúde pela PUC/GO PUC GO. Especialização em Farmacoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia Clínica pela UNIP. Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de produtos pela FAT/PR. Especialização em Epidemiologia, Vigilância e Gestão de Serviços de Saúde pela FAT/PR. Auditor de Sistemas de Qualidade na Área Farmacêutica. Gestor de Sistema de Qualidade na Área de Importação de Produtos para Saúde e Distribuição de Medicamentos, Saneantes, Cosméticos e Correlatos. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.

    » Érico Meirelles de Melo › Mestrando em Genética pela PUC/GO. Especialização em Biologia Molecular e Celular.

     

    SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

    O Sistema de Avaliação acadêmico será feito abrangendo os aspectos de assiduidade (frequência mínima), nota mínima exigida, além da aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

    Para a aprovação e consequente emissão do Certificado de Especialista o aluno deverá, cumulativamente:

    • Obter a frequência mínima de 75% da carga horária de cada módulo previsto no curso, vedado o abono de faltas, exceto os casos previstos em lei;
    • Obter a nota mínima 7,0 (sete) em todas as disciplinas do curso;
    • Obter a nota mínima 7,0 (sete) no Trabalho de Conclusão de Curso;
    • Entregar a versão definitiva e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso no prazo e na forma estabelecida pela Coordenação do Curso;
    • Entregar toda a documentação exigida.
     

    Pré-requisitos para Inscrição

    Através de formulário próprio acompanhado de:

    • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
    • Cópia Autenticada do RG;
    • Cópia Autenticada do CPF;
    • Duas fotos 3x4.
     

    Duração

    19 módulos (1 final de semana por mês)

    Carga horária total: 380 h

     

    Investimento

    Para saber o valor do investimento, entre em contato com nossa central de atendimento preenchendo nosso formulário.

     

    Diferenciais

  • Como diferencial este curso oferece módulo com Visita Técnica em Unidade Hospitalar e Debates Clínicos, para que os alunos possam conhecer as principais atividades realizadas em uma Farmácia Hospitalar Oncológica, e as atividades executadas pelo Farmacêutico no ambiente Hospitalar através da exposição de casos clínicos e atividades de simulação. Os casos clínicos e as atividades de simulação serão baseados em casos reais vivenciados na prática dos professores, refletindo a realidade do profissional farmacêutico hospitalar.

  • Outro diferencial é a metodologia de ensino, fundamentada na aprendizagem baseada em problemas que contribui para a autonomia do profissional.
  •