A anatomia e a fisiologia da pele

A anatomia e a fisiologia da pele

A pele compõe todo o revestimento da superfície do ser, sendo o maior e mais pesado órgão pesado do corpo humano. Sucede com as membranas mucosas, que revestem os sistemas digestório, respiratório e urogenital, nas regiões onde estes se abrem para a superfície. 

 Indispensável à vida, não é apenas um envoltório superior. O seu sistema orgânico possibilita a regulagem da temperatura do corpo, detecta os estímulos dolorosos e agradáveis, protege da entrada de substâncias no organismo e é, também, um escudo protetor contra os efeitos nocivos do sol. 

A cútis é fragmentada em duas camadas distintas, a epiderme e a derme, unidas entre si. A epiderme é a camada externa, composta por três diferentes linhagens celulares: os queratinócitos, os melanócitos e as células de Langerhans. E já a derme é a camada mais profunda e é composta por tecido conjuntivo.

Organizada em camadas, ao passo que as mais superficiais da epiderme são eliminadas, as profundas vão se restaurando pelo processo de divisão celular. Germinativa, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea são as suas cinco camadas que a constituem. 

O pigmento melanina na epiderme, protege os tecidos dos efeitos nocivos da luz ultravioleta, além de, em conjunto com outros fatores, como os de ordem individual, regional e mesmo sexual, como a espessura de seus vários componentes e, ainda, conteúdo sanguíneo de seus vasos, delimitar a cor da pele. A cor, a textura e as pregas da pele são essenciais para caracterizar o indivíduo.

A derme é uma densa camada de tecido conjuntivo que se estende da epiderme até o tecido subcutâneo. Nesta camada situam-se os anexos da pele, muitos vasos sangüíneos e linfáticos, e nervos. Pode ser dividida em camada papilar, mais externa, e camada reticular, mais interna. A derme contém muitos tipos diferentes de células, incluindo fibroblastos e fibrócitos, macrófagos, mastócitos e leucócitos sanguíneos, particularmente neutrófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos.

Quer saber mais sobre os conceitos da enfermagem dermatológica? Venha para a Especialização em Enfermagem Dermatológica com ênfase na Avaliação e Tratamento de Feridas!!!

ANTERIOR PRÓXIMA