Público-alvo

Profissionais com curso superior completo em Enfermagem reconhecido pelo Ministério da Educação.

Duração

22 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 440h

Objetivos

Capacitar o enfermeiro para avaliar e tratar as lesões cutâneas com base em evidências científicas, além de, possibilitar a atualização do profissional sobre novas tecnologias em curativos e sua aplicabilidade.

Garantir conhecimento cientifico que permita a implementação de assistência sistematizada e de qualidade.

Estrutura


  • Anatomia, Fisiologia e Semiologia da Pele
  • Microbiologia da Pele e Epidemiologia das Doenças Cutâneas
  • Dermatopatologia Clínica e a Influência dos Aspectos Nutricionais nas Lesões Cutâneas
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Biossegurança "O controle de infecção na prevenção é tratamento das feridas e Cateteres"
  • Feridas e Desbridamento
  • Vivência Clínica I
  • Farmacologia e Fitoterapia
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com lesão por Pressão
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Úlceras Vasculares e Diabéticas
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com queimaduras e radiodermites
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Ferida Oncológica
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Ferida Cirúrgica, Drenos e Estomias
  • Biomaterial e Inovações Tecnológicas em Curativo
  • Vivências Clínica II
  • Abordagem teórica metodológica de avaliação e intervenção em famílias de pessoas com lesões
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem no Período pré e pós-operatório de Cirurgia Plástica
  • Dermatologia Estética e Tecnologia Reparadora
  • Docência do Ensino Superior
  • Empreendedorismo
  • Vivência Clínica III
  • Seminário Integrador

Corpo Docente

» Thais Andrade Melo Duarte › Controladora de Infecção no Hospital Araújo Jorge/ACCG. Controladora de Infecção no Hospital e maternidade Dona Íris. Especialista em Enfermagem Oncológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem. Oncológica/SBEO E PELA Universidade Federal de Goiás /UFG. MBA EM Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela FAMESP

» Silvana Cristina Silva › Especialista em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada pelo Instituto Nacional de Cursos, Projetos e Pesquisas. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Especialista em Microbiologia Clínica pelo Instituto Nacional de Cursos, Projetos e Pesquisas. Especialista em Ortomolecular pela Faculdade Unyleya. Graduada em Biomedicina pela Faculdade Padrão (2014). Atualmente exerce o cargo de coordenadora pedagógica do Instituto Nacional de Cursos, Projetos e Pesquisas e Instituto Monte Pascoal. Professora titular de pós-graduação. Coordenadora do curso de Especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal". Coordenadora do curso de Especialização Terapias Ortomolecular e Fitoterápica "Ênfase na Prática Clínica". Presta atendimentos como biomédica esteta na Clinica ANIS Saúde Estética. Vasta experiência na área de Estética Facial, Corporal e Capilar, com ênfase em terapias corporais e faciais, laserterapia, harmonização facial. Escritora da página Minuto Biomedicina e Minuto Saúde Estética.

» Sabrina Fonseca Ingênito Moreira Dantas › Mestre em Biologia (Bioquímica e Biologia Molecular) pela UFG (2003) e doutorado em Medicina Tropical (Microbiologia) pela UFG - Instituto de Patologia Tropical (2009). Atualmente é professor do INSTITUTO NACIONAL DE CURSOS, profissional liberal - Clínica Victorine, orientador de trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal de Goiás, membro do nde de biomedicina - Faculdades Alfredo Nasser, membro do nde de farmácia - Faculdades Alfredo Nasser, membro do nde de enfermagem - Faculdades Alfredo Nasser, membro do comitê de ética em pesquisa - Faculdades Alfredo Nasser, membro do nde de fisioterapia - Faculdades Alfredo Nasser, coordenadora do curso de biomedicina - Faculdades Alfredo Nasser e professor titular - Faculdades Alfredo Nasser. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: aterosclerose, polimorfismo, preenchimento, consumo e listeria monocytogenes.

» Rosângela Maria Pereira › Pós- Graduada em Estomaterapia, pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.(EEUSP). Pós Graduada em Métodos e Técnicas de Ensino. Especialista em Segurança do Paciente (FIOCRUZ). Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Atualmente é docente Universidade Salgado de Oliveira/ Campos - Goiânia . Coordenadora do Setor de Tratamento de Feridas do Hospital Araújo Jorge/ACCG. Membro da Sociedade Brasileira de Estomaterapia- SOBEST Preceptora da residência de enfermagem oncológica/  Associação de Combate ao Câncer em Goiás/ACCG

» Patrícia Cândida de Matos Lima Martins › Mestre em Atenção à Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional e FisioterapiaTraumato-Ortopédica com ênfase em Terapias Manuais pelo Centro de Desenvolvimento Científico em Saúde (CDCS-GO) e Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ). Tem como área de atuação principal a Fisioterapia Musculoesquelética e a Fisioterapia Dermatofuncional. Sócia proprietária da NOAH- Centro de Estética Avançada, atuando como coordenadora técnica e fisioterapeuta dermatofuncional. Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional. Professora da Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) e professora convidada dos cursos de pós graduação do Centro de Desenvolvimento Científico em Saúde (CDCS), do Instituto Nacional de Cursos (INCURSOS), Instituto Health, Instituto Projeção, INPÒS.

» David Antônio Costa Barros › Possui graduação em Enfermagem pela UFG.(2003), licenciatura em Enfermagem pela span UFG e pós- graduação strictu sensu (MESTRADO) em Medicina Tropical pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG - IPTSP/UFG (02/2007). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Urgências de Goiânia, da Secretaria Estadual de Saúde (CEP-HUGO/SES). É membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (REBRAENSP-GO/OMS). Consultor/Agente de Orientação Empresarial do SEBRAE/GOIÁS. Foi Secretário Municipal de Saúde de Caldas Novas, Goiás em 2015. Tem experiência em docência do ensino superior, gestão de cursos de graduação e pós-graduação com bom relatório e conceito de autorização e reconhecimento de cursos Enfermagem, Medicina, Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia). Mestrado em: MEDICINA TROPICAL - UFG.

» Ana Carolina de Castro Mendonça Queiroz › Enfermeira graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Enfermagem Oncológica pela Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG). Especialista em enfermagem Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE), Mestre em enfermagem pela FEN/UFG. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da FEN - UFG. Integrante do NUTADIES (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção em Enfermagem e Saúde). Tutora do curso de residência de enfermagem oncológica da ACCG. Atua principalmente nos seguintes temas: enfermagem, oncologia, cuidado com lesões de pele e feridas, fitoterapia, cuidado domiciliar, e cuidados paliativos.

» Paulla Guimarães Melo › Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2008), especialista em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica, pelo GANEP - Nutrição Humana Ltda (2010) e mestre em Nutrição e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da UFG (2013). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG; integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção de Enfermagem e Saúde (NUTADIES); nutricionista do Colégio Degraus, no qual atua com Educação Alimentar e Nutricional e da Clínica HONCORD atuando com nutrição clínica, em Goiânia - GO. Possui experiência em Nutrição, com ênfase em Educação Alimentar e Nutricional, Nutrição Clínica, Avaliação Nutricional, docência e pesquisa

Coordenação

David Antônio Costa Barros

Possui graduação em Enfermagem pela UFG.(2003), licenciatura em Enfermagem pela span UFG e pós- graduação strictu sensu (MESTRADO) em Medicina Tropical pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG - IPTSP/UFG (02/2007). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Urgências de Goiânia, da Secretaria Estadual de Saúde (CEP-HUGO/SES). É membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (REBRAENSP-GO/OMS). Consultor/Agente de Orientação Empresarial do SEBRAE/GOIÁS. Foi Secretário Municipal de Saúde de Caldas Novas, Goiás em 2015. Tem experiência em docência do ensino superior, gestão de cursos de graduação e pós-graduação com bom relatório e conceito de autorização e reconhecimento de cursos Enfermagem, Medicina, Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia). Mestrado em: MEDICINA TROPICAL - UFG.

Rosângela Maria Pereira
COREN 98353

Pós- Graduada em Estomaterapia, pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.(EEUSP). Pós Graduada em Métodos e Técnicas de Ensino. Especialista em Segurança do Paciente (FIOCRUZ). Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Atualmente é docente Universidade Salgado de Oliveira/ Campos - Goiânia . Coordenadora do Setor de Tratamento de Feridas do Hospital Araújo Jorge/ACCG. Membro da Sociedade Brasileira de Estomaterapia- SOBEST Preceptora da residência de enfermagem oncológica/  Associação de Combate ao Câncer em Goiás/ACCG

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

  • Vivências clínica e estágio supervisionado com carga horária total de 80 horas em instituição especializada
  • Módulos com aulas teórico e prática, com simulação de atendimento ao paciente portador de lesão cutânea
  • Recurso material para os módulos teórico-prático permitindo a aproximação do profissional com o campo de atuação
  • Inovações tecnológicas em curativos com ênfase no tratamento de feridas por pressão negativa
  • Conhecimento sobre o processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem aplicado ao paciente portador de lesão cutânea
  • Módulo de dermatologia estética e tecnologia reparadora
  • Utilização de boneco anatômico com simulador de feridas
  • Módulo de empreendedorismo fomentando a abertura de sua própria empresa

Mercado de Trabalho

A elevada incidência de pacientes portadores de lesões cutâneas têm exigido profissionais cada vez mais qualificados, pois a avaliação e o tratamento de feridas deve ser eficaz e trazer o mais breve possível à normalidade da rotina do paciente. Dessa forma o enfermeiro deve ser capaz de implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem a pacientes com lesões cutâneas e assim contribuir para uma assistência de qualidade com foco na recuperação imediata do paciente.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   IWRBZ
Aguarde!!! Enviando dados...