Os diferentes tipos de anemia

Os diferentes tipos de anemia

A anemia é uma caracterizada pela queda da hemoglobina, pigmento responsável por dar cor aos glóbulos vermelhos no sangue. Geralmente, é acarretado pela carência de nutrientes essenciais ao organismo, como é o caso do ferro, do zinco, da vitamina B12 e demais proteínas. Outro fator responsável pode ser a perda de sangue decorrente de hemorragias e demais doenças.

Conhecidos como hemácia ou eritrócitos, os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio dos pulmões para as demais células do organismo. A anemia se classifica em diferentes tipos, tendo as anemias hereditárias, as autoimunes e as ocasionadas pelo defeito na medula óssea e por patologias crônicas.

Classificação 

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial (em torno de 2,2 bilhões de pessoas) apresentam algum tipo de anemia, sendo considerada um problema de saúde pública tantos nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. 

As anemias podem ser delimitadas como agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias. As definidas como agudas são quando se há uma perda expressiva e acelerada de sangue, comum em casos de acidentes, cirurgias, sangramentos etc. As crônicas surgem como uma consequência de doenças de base, umas hereditárias, como é o caso da talassemia e anemia falciforme, e outras adquiridas, mediante a deficiência nutricional, a gestação, deficiência de ferro etc. 

Tipos de anemia

Compreendida de acordo com o VCM (volume corpuscular médio) ou o tamanho das hemácias, as anemias possuem três divisões:

1. Anemia macrocítica
Glóbulos vermelhos com o tamanho superior ao normal, como é o caso do tipo megaloblástico.

2. Anemia microcítica
Glóbulos vermelhos com dimensões inferiores ao normal.

3. Anemia normocítica
Nesta situação, as hemácias não detém alteração no tamanho, tendo como principal característica a perda repentina de sangue, como são os casos de hemorragias.

Sintomas

Os sintomas não são muito específicos, mas geralmente aparecem algum destes listados:

- Falta de ar e tonturas;
- Palidez na pele;
- Perda de apetite;
- Dor no peito;
- Dor de cabeça;
- Apatia;
- Indisposição;
- Formigamento nas mãos e pés etc.

Diagnóstico 

Uma vez apresentado os sintomas, a pessoa necessita procurar um médico especializado, geralmente um clínico geral, hematologista ou endocrinologista, e realizar os exames laboratoriais que permitiram descobrir o problema. O hemograma permitirá visualizar o nível de hemoglobina e hemácias no sangue, além de identificar se é necessário o pedido de outros exames. Os valores de referência do hemograma variam conforme o sexo e a idade, sendo interpretados pelo médico. 

Tratamento

O tratamento depende de cada caso, podendo ser feito de uma forma simples por apenas uma reeducação alimentar rica em nutrientes alimentares (ferro e vitaminas) ao uso de suplementos e medicamentos e, nos casos mais sérios, via transfusões de sangue e transplante de medula óssea. 

Se matricule na Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue

 

Referências

FUJITA JR., Luiz. Doenças e sintomas: Anemia. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/anemia/. Acesso em: 11 jul. 2019. 

MINHA VIDA. Anemia. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemia. Acesso em: 11 jul. 2019. 

MINUTO SAUDÁVEL. O que é anemia: tipos, causas, sintomas, tratamentos, o que comer. Disponível em: https://minutosaudavel.com.br/anemia/.  Acesso em: 11 jul. 2019. 

ANTERIOR PRÓXIMA