Cuidado farmacêutico para gestantes

Cuidado farmacêutico para gestantes

Um momento importante para a realização da consulta multiprofissional e do trabalho de grupos operativos ocorre durante o período gestacional através da consulta de pré-natal e dos grupos de gestantes. Tendo em vista, que a gravidez é um momento único na vida da mulher, principalmente por representar diversas mudanças em sua vida pessoal, conjugal e profissional, uma condição que traz consigo muitas dúvidas, medos e mitos com relação ao contexto familiar e social da gestante.

É imprescindível que a Assistência Farmacêutica passe a integrar o conjunto de atendimento ofertados pela atenção básica, qualificando o acesso dos usuários aos medicamentos, a partir de uma dispensação correta e da promoção do uso racional destes. A admissão da Assistência Farmacêutica (AF) no nosso país, no campo das Políticas Públicas, aconteceu mediante a publicação da Política Nacional de Medicamentos, que traz:

- A garantia da necessária segurança, de eficácia e da qualidade dos medicamentos;
- A promoção do uso racional dos medicamentos;
- O acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.

As consultas de pré-natal têm o intuito de buscarem olhar a mulher de forma integral, contemplando seus aspectos fisiológicos e suas subjetividade. As principais ações vivenciadas nestes atendimentos foram: avaliação da mãe e feto como aborda questões como alimentação saudável; contexto familiar; sinais comuns na gestação e orientações nas queixas mais frequentes; sinais de alerta; preparo para o parto; incentivo e orientações específicas para mulheres que não poderão amamentar, entre outros.

Nestas consultas, o farmacêutico atua de modo a contribuir complementar e garantir a integralidade do cuidado para uma gestação saudável, no qual durante o decorrer da consulta multiprofissional faz-se uma síntese de todas as informações relatadas pela gestante e realiza a anamnese farmacêutica visando sintetizar maior número de informações possíveis para obter o conhecimento necessário sobre o estado de saúde geral da usuária e feto e, assim, iniciar um plano de orientações assegurando maior amplitude de cuidado.

Esteja apto para atuar na equipe multidisciplinar destinada à gestantes, seja um especialista em Farmácia Clínica e Farmacoterapia, com ênfase em Prescrição Farmacêutica.

ANTERIOR PRÓXIMA