Orientação de Carreira e Coaching

Orientação de Carreira e Coaching

O sucesso profissional é o desejo da maioria das pessoas, porém o percurso tende a ser árduo, cheio de curvas e dificuldades, necessitando de decisões. Dentre as inúmeras escolhas a serem feitas ao longo do percurso da vida, as mais relevantes são a inicial, a de qual profissão seguir, o primeiro emprego ou um redirecionamento de carreira. 

Para fazer essa seleção é necessário delimitar quais áreas de atuação se alinham às suas características, habilidades, capacidades, motivações e objetivos no campo profissional e pessoal. Neste sentido, o coaching auxilia no processo de avaliação de si e do contexto em que está inserido, promovendo um método de autoconhecimento profundo e de compreensão das convicções pessoais. Em síntese, o coaching é parte integrante do processo de desenvolvimento humano, que ajuda pessoas e empresas a saírem do estado presente e conquistarem o estágio almejado. 

Atuando de forma sistêmica, "através de técnicas e ferramentas, e do despertar da consciência, para o desenvolvimento do autoconhecimento, de habilidades e competências, que serão essenciais para a conquista das metas e objetivos determinados, o Coaching tem ganhado cada vez mais espaço, enquanto metodologia de aceleração de resultados, não só no que tange a orientação de carreira, mas também no contexto empresarial e da vida de uma pessoa" (MARQUES, 2018).

Orientação Profissional

A orientação profissional é mais que um teste vocacional, no qual é possível identificar o rumo a se seguir, ajuda a identificar os talentos e tarefas que agradam o indivíduo, além de propiciar a reflexão profunda dos desejos para o futuro e dos valores que o movem, apresentando também uma vasta visão de mercado. 

Apesar deste teor, ela não se limita apenas a quem está escolhendo o rumo no campo do trabalho, mas também aos que já estão no mercado e visam objetivos específicos, como a criação de metas e um plano estratégico. 

O profissional coaching é procurado em três momentos: ascensão, estagnação ou mudança. E ele geralmente está presente em contextos de carreira específicos, como é o caso do vestibular, quando o estudante está na indecisão de qual profissão irá seguir para o resto da vida; na busca pelo primeiro emprego, ao ter medo do novo e incertezas; na mudança de carreira, cujos conflitos internos e emoções lhe dominam; recolocação, necessitando de aprimoramento das habilidades técnicas e comportamentais; promoção; aposentadoria etc.

Vem para a Especialização em Avaliação Psicológica "Clínica e Institucional"

Referências

MARQUES, José Roberto. Orientação de Carreira com Coaching. Disponível em: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/orientacao-de-carreira-com-coaching/. Acesso em: 20 ago. 2019. 

MARQUES, José Roberto. Orientação Profissional com Coaching .Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/orientacao-profissional-com-coaching/. Acesso em: 20 ago. 2019. 

ANTERIOR PRÓXIMA