Psicodiagnóstico Infantil

Psicodiagnóstico Infantil

O psicodiagnóstico infantil é um processo muito complexo que demanda o delineamento de um modelo específico de trabalho que é diferente do psicodiagnóstico de adultos. Para compreender a criança é necessário entender sua dinâmica familiar, o que torna a observação no processo, uma ferramenta fundamental, ao ponto que permite ver o fato problemático de sua inserção na dinâmica familiar de forma clara, permitindo o entendimento do campo da criança.

O psicodiagnóstico não é apenas uma coleta de dados que através da organização do entendimento clínico irá orientar o processo psicoterápico. É uma prática delimitada, que tem a função de obter a descrição e compreensão de modo global da personalidade do paciente ou também do grupo familiar. Sendo assim, é possível percorrer sobre os aspectos do passado, diagnóstico e prognóstico dessa personalidade.

Um dos meios de investigação utilizado é a entrevista que tem o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais ou sistêmicos que visa elaborar sugestões, encaminhamentos ou indicar alguma intervenção em benefício do paciente. Não é apenas o processo de entrevista relevante para o processo, mas a mesma, com a observação e a aplicação de testes psicológicos que servem como auxiliares das entrevistas. Os testes escolhidos devem atender às demandas específicas das hipóteses iniciais, assim, cada caso tem uma necessidade diferente, deve-se considerar aspectos específicos como idade, sexo, escolaridade e o que quer se avaliar.

No psicodiagnóstico infantil o "brincar" é a técnica de avaliação utilizada, a brincadeira é uma forma de comportamento da própria infância, assim são projetadas no ato, a forma de expressar seus sentimentos, pensamentos e conflitos. Para avaliar a criança é necessário conhecer sua relação com sua família para relacionar ao desenvolvimento biopsicossocial. Deve-se considerar que as condições e características das crianças, mas que o problema deve ser visto além da individualidade, relacionado ao todo grupo familiar e com outras pessoas ou grupos envolvidos.

ANTERIOR PRÓXIMA