Peelings Químicos em Procedimentos Estéticos

Peelings Químicos em Procedimentos Estéticos

O termo estética está sempre vinculado a saúde e a beleza. Com as inovações tecnológicas e a popularização dos procedimentos, tornou-se ainda mais comum as pessoas irem em busca do seu bem-estar com o objetivo de melhorar a aparência, retardar os sinais da velhice e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida.

Inserida em um contexto social, a estética também é uma questão cultural e o conceito atribuído ao belo é atrelado a cada cultura, influenciado pela mídia e por padrões globais. Há, em diferentes momentos, modelos de corpo considerado ideal, assim tem-se uma preocupação constante com a beleza e o desejo da eterna juventude.

O intuito pode ser alcançado por uma infinidade de técnicas e uma dentre elas é o peeling, empregado para melhorar a aparência da pele e indicado por profissionais da área da saúde e da estética. Ele "resulta no estímulo da renovação celular a partir da camada basal seguido da reação inflamatória tecidual que leva aos mediadores inflamatórios, provocando a síntese de colágeno e finalmente a reparação tecidual, tendo o objetivo de melhorar o aspecto cutâneo" (PIMENTEL apud PINTO et al, 2019).  

O peeling pode ser executado por meio de produtos cosméticos que apresentem substâncias químicas, como os ácidos, as enzimas ou substâncias abrasivas, mas também pode ser executado por meio do laser de luz intensa pulsada. Os produtos podem ser encontrados em forma de loção, gel, creme, pó ou microgrânulos.

A sua profundidade varia conforme o teor da substância aplicada, de sua qualidade, concentração do ativo e de seu pH, o preparo que antecede o procedimento, assim como a duração de seu contato com a pele. Porém, o resultado final é uma pele renovada, alcançando um aspecto mais jovial, amenizando manchas e rugas, além de estimular o colágeno e a elasticidade da cútis.

Conheça mais na Especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada. 

Referências:

PINTO, Bruna de Souza; ROSA, Samanta Fernanda da; SILVA, Daniela da. Peelings Químicos Faciais Utilizados em Protocolos Estéticos. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/bruna%20pinto,%20samanta%20da%20rosa.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA