Gestão da qualidade em Hemoterapia

Gestão da qualidade em Hemoterapia

A história da qualidade teve seu início com a evolução industrial na década de 1920, em decorrência da grande guerra mundial. Posteriormente, na década de 40, o controle de qualidade torna-se disciplina acadêmica nos cursos de engenharia. Nas décadas subsequentes, a evolução da qualidade tornou-se mais evidenciada, com destaque para o Japão, devido à necessidade de reconstrução econômica no pós-guerra. 

Inicia-se a fase da garantia da qualidade, com o objetivo principal de prevenção. A preocupação com a qualidade chega ao gerenciamento das empresas. A saúde é tema sempre em evidência e considerada setor estratégico, pelo governo e pela sociedade. Por sua importância econômica e social, é elemento indispensável na composição da qualidade de vida. 

A qualidade, inicialmente se apresentava sendo diferencial nos serviços de saúde, porém vem sendo um requisito básico dentro deles. Percebe-se que o reconhecimento por parte dos usuários vem aumentando nos últimos tempos. Não se pode esquecer de que a opinião do usuário, ou seja, do cliente, que é o protagonista do sistema de saúde, tem impacto direto na melhoria da relação entre ele e os serviços de saúde. 

No Brasil, a preocupação com a qualidade na saúde iniciou-se na década de 1930, com a criação da Ficha de inquérito hospitalar, para a Comissão de Assistência Hospitalar do Ministério da Saúde, por Odair Pedroso, esta que continha os padrões mínimos de organização hospitalar. 

A qualidade deve ser entendida tanto do ponto de vista da introdução de novas técnicas e procedimentos de produção, quanto de vista dos valores das norma que regem as relações entre os homens no processo produtivo, portanto, a gestão da qualidade é um sistema que resulta mudanças nas relações de trabalho, buscando a satisfação do cliente. 

A busca pela qualidade leva as instituições de saúde a repensar as suas práticas quanto aos aspectos de segurança, buscando continuamente ações que possibilitem o processo de melhoria contínua. 

Esteja apto para atuar com Gestão da qualidade na hemoterapia, seja um especialista em Hemoterapia e Terapia Celular. 

ANTERIOR