
Micobactérias
As micobactérias são microrganismos que apresentam forma bacilar com dimensões que variam de 0,2μm a 0,6μm de largura e 1μm a 10μm de comprimento. São bacilos delgados, retos ou ligeiramente curvos, pleomórficos, aeróbios ou microaerófilos, imóveis e incapazes de formar esporos, conídeos ou cápsulas. O tempo de multiplicação é geralmente lento e apresenta grande variação dentro do gênero, o que permite dividi-las em micobactérias de crescimento rápido e em micobactérias de crescimento lento.
Em 1896, Lehmann e Neumann propuseram a criação do gênero Mycobacterium, visando à inclusão dos bacilos da tuberculose e da hanseníase, até então classificados como Bacterium tuberculosis e Bacterium leprae. O gênero Mycobacterium é constituído pelo M. leprae, por espécies que compõem o Complexo M. tuberculosis (CMTB) e outras micobactérias denominadas micobactérias não tuberculosas (MNT).
O Complexo Mycobacterium tuberculosis (CMTB) é composto por M. tuberculosis, que causa a tuberculose (TB) humana; M. bovis, responsável pela TB bovina; M. bovis-Bacille Calmette–Guérin (BCG) – derivado de M. bovis que, por cultivos sucessivos em meio de batata glicerinada com bile de boi perdeu sua virulência conservando, porém, a propriedade de proteção imunológica contra M. tuberculosis e M. bovis, sendo utilizado na vacinação; M. bovis subsp caprae, causador da doença em caprinos; M. africanum, detectado em casos de TB humana no continente Africano; M. microti, que causa TB em roedores; M. pinnipedii, causador da TB em leões marinhos e em humanos; e M. canettii, variante de M. tuberculosis encontrada na região da Somália.
A TB é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica que acomete principalmente os pulmões (TB pulmonar), podendo também atingir outros sítios anatômicos (TB extrapulmonar) ou ocorrer de maneira disseminada (TB miliar). A epidemia pelo HIV favoreceu o aumento de novos casos de TB. Isso ocorreu porque a imunidade n TB é medida pelo sistema imunológico celular, o que está comprometido na infecção pelo HIV.
Saiba mais, seja um especialista em Microbiologia aplicada ao Laboratório Clínico.