Conceitos Básicos da Psicanálise

Conceitos Básicos da Psicanálise

A Psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais. Fundada por Sigmund Freud, destaca processos mentais inconscientes.

Dentro do senso comum, por vezes a psicanálise costuma ser confundida com psicologia. No entanto, embora um psicólogo possa ser psicanalista, se especializando nesta abordagem, os campos são distintos. A psicanálise potencializa a consciência de padrões de emoções e comportamentos inconscientes, desadaptativos e habitualmente recorrentes. Com isso, aspectos do self considerados inconscientes antes se integram e promovem o funcionamento da mente, cura e expressão criativa. Freud também acreditava que a mente humana era composta por três elementos: o id, o ego e o superego.

O inconsciente é o grande responsável por subverter as intenções e vontades, e a descoberta disso se dá a Sigmund Freud. "Apesar das transformações sociais, culturais e tecnológicas dos últimos 120 anos, o método psicanalítico criado por Freud para lidar com o mal-estar inerente à condição humana segue atual" (BOTELHO, 2017).

Portanto, ao desenvolver o campo de conhecimento, Freud criou conceitos teóricos fundamentais para sustentar as suas pesquisas. Confira a lista destacada por Botelho (2017):

-Inconsciente: Local em que ficam armazenados os desejos e ideias reprimidas, censuradas e não acessíveis ao estado consciente, só que refletem os comportamentos e sentimentos das pessoas.

- Ego: Parte organizada do sistema psíquico que contacta diretamente com a realidade e atua perante ela na tentativa de adaptação. "O ego é mediador dos impulsos instintivos do id e das exigências do superego".

- Id: Local formado por pulsões e desejos inconscientes é a fonte da energia psíquica. 

- Superego: Constituído a partir das identificações com os pais, no qual assimila o que é permitido e não. Torna-se o juiz e vigilante, uma espécie de autoconsciência moral. "É o controlador por excelência dos impulsos do id e age como colaborador nas funções do ego. Pode tornar-se extremamente severo, anulando as possibilidades de escolha do ego".

Vem para a Especialização em Psicanálise "O Inconsciente e suas Manifestações". 

Referências:

BOTELHO, Rachel. Freud explica: entenda sete conceitos básicos da psicanálise. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/11/freud-explica-entenda-sete-conceitos-basicos-da-psicanalise.html. Acesso em: 13 set. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA