A estética na busca pelo corpo ideal

A estética na busca pelo corpo ideal

Os cuidados com o corpo vão além da busca pelo belo, almeja-se uma vida saudável e com um estilo de vida de qualidade. Uma das maiores preocupações na sociedade, a qualidade de vida possui como aliadas a nutrição e a estética pela busca da felicidade. 

As delimitações do corpo ideal e do belo passam por transições ao longo dos séculos, em alguns momentos são musculosos, fortes e em outros magros e modelados, dentre tantas outras variações. Perpassando a multiplicidade de gêneros, faixas etárias e classes sociais, a preocupação com o corpo saudável e bonito permanece.

Outro ponto a ser considerado é que, geralmente, as campanhas constroem um um padrão de beleza em cima do corpo magro e vincula-se a ele às sensações de felicidade, satisfação, aceitação e sucesso. Com isso, muitas pessoas acreditam que a solução de todos os seus problemas está na perda de peso e se submetem a dietas malucas e quaisquer tipo de procedimentos cuja promessa é o corpo sonhado.

Beleza e Estética

A indústria cultural, difundida com a proliferação dos veículos de comunicação de massa, propaga a ideia da imagem corporal idealizada, atuando na criação de desejos e reforço da padronização de corpos. Diante disso, aumentou-se significativamente profissionais que atuam nessa área, sendo eles: médicos, biomédicos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas, psicólogos, personal training etc.

Segundo Alcântara, por muito tempo, temas como beleza, corpo e estética foram considerados de menor valor na área das ciências sociais brasileiras. No entanto, embora alguns autores tenham tratado destes temas no início do século XX, eles tardaram a surgir no país. Mais para o final do século XX e início do século XXI, houve uma explosão de trabalhos científicos, em diferentes áreas de conhecimento, que apresentaram como objetivo central discutir a singularidade do corpo, da construção da beleza e estética em nossa cultura (WITT; SCHNEIDER, 2011).

Neste rol, novas tecnologias foram sendo desenvolvidas e os profissionais puderam torná-las aliadas na busca pelo corpo perfeito. Procedimentos estéticos, como drenagem linfática, toxina botulínica, rejuvenescimento e tantos outros, além da tradicional cirurgia plástica permitiram com que as pessoas conquistarem o corpo perfeito. Tudo isso em conjunto com um alimentação saudável e uma rotina de exercícios proporcionam uma melhor qualidade de vida.

Vem para a Especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada

Referências:

WITT, Juliana da Silveira Gonçalves Zanini; SCHNEIDER, Aline Petter. Nutrição Estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.9, pp.3909-3916. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001000027.

ANTERIOR