Obesidade e doenças metabólicas associadas

Obesidade e doenças metabólicas associadas

O processo de emagrecimento, quando feita uma cirurgia bariátrica, requer atenção e cuidados no pré, trans e pós-operatório. Tais como: preparação física, preparo e acompanhamento psicológico, fisioterapêutico, endocrinologista, nutricionista, exames laboratoriais, saúde bucal, entre outros.

Portanto, após submetidos à cirurgia bariátrica, pacientes podem recuperar o peso e retornar a condições próximas à anterior caso não haja o acompanhamento adequado e melhora nas condições de vida.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) enfatiza a importância do acompanhamento psicológico aliado no tratamento de pacientes bariátricos, pois durante as consultas, além das orientações e informações sobre a cirurgia bariátrica – técnica cirúrgica, riscos e complicações, benefícios esperados, mudanças provocadas, consequências físicas, emocionais e sociais –, são trabalhadas as questões emocionais envolvidas no processo de mudança de hábitos e as formas mais saudáveis para lidar com a obesidade.

A fisioterapia auxilia em todo o processo: no pré-operatório, preparando o paciente para ser submetido com segurança ao procedimento cirúrgico, logo após a cirurgia reestabelece as funções respiratórias e realiza exercícios para prevenção de trombose, a seguir, auxilia na saída do sedentarismo e início de práticas esportivas e atividades físicas, bem como reabilitação postural, reabilitação do períneo e melhora da estética facial e corporal.

Já o acompanhamento nutricional identifica e trata deficiências nutricionais, minimiza risco cirúrgico mediante redução de peso, planeja um programa alimentar de baixa caloria em pré-operatório. O pós-operatório passa por várias fases, como dieta líquida, dieta pastosa, dieta branda e dieta geral.

A especialização que aprimora e amplia os conhecimentos teóricos e práticos acerca da obesidade e das doenças metabólicas é a Atuação Transdisciplinar em Obesidade, Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Pode ser feita por profissionais com curso superior completo reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação que atuam ou pretendem atuar em Obesidade ou Cirurgia Bariátrica.

PRÓXIMA