O que é a psicose?

O que é a psicose?

A psicose, vista enquanto transtorno mental, pode ser caracterizada por uma desconexão da realidade, o tratamento é feito com auxílio profissional, com destaque para os profissionais de psicologia, psicanálise e medicina. A psicose pode ocorrer em decorrência de  contextos que ainda colocam os profissionais diante de constantes discussões e estudos, seja pensando o processo psicopatológico, ou a compreensão clínica do contexto do paciente existem pesquisas que apontam que ela pode ser desencadeada por uma condição de saúde, medicamentos ou uso de drogas.

Os principais sintomas que indicam sinais de um surto psicótico incluem delírios, alucinações, fala incoerente e agitação, causando um episódio de dissociação psíquica no qual a pessoa perde a noção da realidade e se torna incapaz de pensar racionalmente. Durante um surto psicótico ocorre um aumento de atividade no sistema límbico (área do cérebro responsável pelas emoções e pelo prazer), fazendo com que as percepções fiquem alteradas e os pensamentos se desorganizem.

Um surto psicótico pode ser um sintoma de uma doença maior ou apenas um episódio isolado, conhecido como episódio psicótico. As doenças psiquiátricas que podem levar a quadros de surto psicótico são: esquizofrenia, transtorno bipolar, mal de Alzheimer, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e distúrbios de personalidade.

O profissional mais indicado para diagnosticar esse transtorno é o especialista em Psicanálise, que estuda estruturas e manejos clínicos da psicose.

ANTERIOR PRÓXIMA