O psicólogo em atividade hospitalar

O psicólogo em atividade hospitalar

O psicólogo hospitalar é responsável por lidar com a saúde e emocional de seus pacientes. Tendo como principal objetivo propiciar o bem-estar deles. O profissional trabalha com cuidados primários, secundários e terciários. O cuidado primário trata da promoção e prevenção de saúde, a promoção é relacionada pelo comportamento e hábitos mais saudáveis. E a prevenção é por exemplo, a vacinação, pela criança sentir medo e ansiedade por causa da vacina, ela faz uma intervenção com crianças em procedimentos dolorosos e invasivos.

Nos cuidados secundários, ele pode acompanhar desde o diagnóstico até todo o processo de tratamento de uma doença, como por exemplo, pacientes com câncer. Dando auxilio principalmente no processo de diagnostico que é o período que os médicos utilizam termos técnicos e complexos que o próprio paciente ou a família não compreende.

Os cuidados terciários são voltados para a reabilitação no qual o paciente já passa por todo o processo de tratamento, tendo algumas vezes algumas sequelas. O psicólogo irá auxilia-lo no luto em que o paciente se encontra, devido a uma perda de algum membro da família ou de sua saúde.

A principal função do psicólogo hospitalar é amenizar o sofrimento do paciente, fornecendo uma escuta empática e um suporte psicológico para que o paciente seja ouvido em seu tratamento de saúde. E propiciar alternativas de qualidade, promovendo autonomia, saúde e hábitos saudáveis.

A importância do trabalho do psicólogo hospitalar é principalmente na área de psico-oncologia, pois lidam com pacientes que estão passando por momento de hospitalização. Por isso, já é uma situação difícil para eles, porque passam por procedimentos dolorosos, invasivos, e muitas vezes o paciente está emocionalmente e fisicamente debilitado.

Quando acontece uma morte em uma pediatria, todo mundo se mobiliza, tanto a equipe, como a família e outros pacientes. Isso gera uma demanda maior de atendimento, o profissional tende a dar uma atenção maior para os pais que estão com os filhos vivos e passando pelo mesmo tratamento.

Na área de psicologia hospitalar existe muitos campos para ser investido, o profissional pode exercer o seu trabalho em urgência e emergência, trabalhando com crianças e adultos. Na área de pediatria com crianças e adolescentes. E a de psico-oncologia, trabalhando com pacientes em tratamento de câncer. Outra área é a saúde do trabalhador, ele vai dar auxílio aos trabalhadores de uma organização.

A profissão do psicólogo é primordial em hospitais, por ser uma profissão humanizada, envolve muito além do cuidado, tendo a dedicação e amor pelos seus pacientes. É considerada uma especialização importante, a Psicologia da Saúde e Hospitalar, por envolver tamanha demanda delicada.

ANTERIOR PRÓXIMA