Instrumento de Avaliação da Inteligência

Instrumento de Avaliação da Inteligência

O WISC e WAIS são exemplos de instrumentos de aplicação individual, que objetivam avaliar a capacidade intelectual. O profissional de psicologia deve compreender a importância da avaliação psicológica em contextos diversificados. Por isso se discute as aplicações de instrumentos em clínica, escolas, organizações de trabalho, instituições de saúde ou até instâncias jurídicas e prisionais.

Outro teste famoso na área de psicologia é o Teste de Rorschach, popularmente conhecido como o teste do borrão de tinta, é uma técnica de avaliação psicológica pictórica, comumente denominada de teste projetivo. Desenvolvido pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach, o teste obtém um perfil da personalidade da pessoa, junto com outras análises, ele pode ser uma base sólida para realizar um diagnóstico. É muito utilizado em diversas atividades assim como entrevista de emprego, na neuropsicologia, na área organizacional, jurídica e diversas outras.

Da interpretação desse teste são mostrados resultados quanto a avaliação quantitativa e qualitativa da inteligência; a avaliação afetiva; as atitudes gerais como ambição, sentimentos de inferioridade ou superioridade, agressividade, entre outros; o humor; os traços neuróticos e os indícios de um diagnóstico psiquiátrico.

A especialização em Avaliação Psicológica "Clínica e Institucional" busca subsidiar o profissional de psicologia a realizar uma avaliação psicológica a partir de fundamento teórico e capacitação prática para procedimentos de aplicação, correção e interpretação de teste. O profissional também pode avaliar precocemente psicopatologias, recursos internos para lidar com as diversas situações da vida, relações interpessoais, entre outras dimensões que podem afetar a saúde mental das pessoas.

PRÓXIMA