Como prevenir o Câncer

Como prevenir o Câncer

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. A primeira dica é não fumar, para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar são liberados no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Alimentação saudável protege contra o câncer, manter o peso corporal adequado e praticar atividades físicas também.

O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. Vacina contra o HPV para as meninas de 9 a 14 anos e para os meninos de 11 a 14 anos, sempre em dias, também a de Hepatite B.

Evitar a ingestão de bebida alcoólica e evitar comer carne processada. Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. A prevenção é sempre a melhor alternativa e quanto antes o diagnóstico, maior é a chance de cura.

A oncologia é um ramo que, infelizmente, vem crescendo. A Farmácia Hospitalar Oncológica é uma delas, é uma especialização da Farmácia para auxiliar no tratamento oncológico. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer é um problema de saúde pública mundial com uma estimativa de mais de 27 milhões de casos e 17 milhões de óbitos até 2030.

ANTERIOR PRÓXIMA