A importância de aulas práticas

A importância de aulas práticas

É muito importante que o profissional saiba pôr em prática todo ensinamento aprendido na aula. Relacionar o que se aprende na teoria para a prática garante um aprendizado mais eficiente e melhor desempenho posteriormente no mercado de trabalho.
Colocar a mão na massa é uma forma de alcançar o objetivo, a aula prática busca fixar o conteúdo aprendido em sala de aula, permitindo que os estudantes aprendam a usar ativamente o conhecimento adquirido.

Uma das vantagens da aula prática é o pensamento crítico, pois instiga o aluno a não aceitar uma informação sem refletir sobre ela, para assim, percebê-la como verdadeira a partir de argumentos e comprovações. Assim, acende-se e aprofunda-se a discussão saudável e os avanços no conhecimento.

A curiosidade científica é considerada outra vantagem, pois envolve o prazer pelo conhecimento, e não pela necessidade de saber um conteúdo cobrado pela instituição de ensino. As aulas práticas também incentivam o estudante a absorver o conteúdo de outra forma, trazendo autonomia, e consequentemente a autoconfiança após serem apontados os erros – para que melhore e os acertos – para otimizar a experiência.

Seja na área da saúde, da ciência, ou de projetos, as aulas práticas são importantes e fundamentais, já que ajuda na fixação do conteúdo, desenvolvimento de habilidades e desenvolvimento afetivo.

ANTERIOR PRÓXIMA