A importância da Avaliação Neuropsicológica em crianças

A importância da Avaliação Neuropsicológica em crianças

A avaliação neuropsicológica é o estudo detalhado de funções cognitivas, emocionais e comportamentais, sendo considerada uma avaliação funcional do cérebro.

Esta avaliação além de fornecer importantes diagnósticos a criança, apresenta um papel fundamental no ponto de vista preventivo, sendo a identificação precoce dos transtornos do desenvolvimento um fator fundamental para estabelecer e estruturar rotinas de tratamentos e orientações com foco na prevenção de dificuldades ou transtornos mais sérios em outras etapas da vida.

Através de instrumentos psicométricos, escalas do desenvolvimento e análise qualitativa, consegue-se identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental da criança.

Entre as principais queixas escolares e até mesmo familiares são frequentes: problemas de aprendizagem, queixas de atenção e agitação, dificuldade para memorizar conteúdos acadêmicos, dificuldade em compreender instruções de ordens mais complexas, dislexia/discalculia, transtornos de linguagem, entre outros.

Estas queixas acabam despertando dificuldades emocionais e comportamentais nas crianças, que passam a apresentar comportamentos opositores, desafiadores, mutismo seletivo, agressividade, condutas indevidas frente ao ambiente escolar, familiar e social. O profissional mais indicado para realizar essas avaliações são os especialistas em neuropsicologia, capazes de compreender as bases neurais da cognição humana.

ANTERIOR PRÓXIMA