Um ramo que auxilia a vida e a justiça: Toxicologia

Um ramo que auxilia a vida e a justiça: Toxicologia

É um ramo da medicina que estuda a composição química e os efeitos das substâncias tóxicas e dos venenos, bem como o diagnóstico e o tratamento das intoxicações e dos envenenamentos. Esta ciência abrange múltiplas áreas, tais como: a toxicologia geral, forense, clínica, ocupacional, de alimentos, ambiental e experimental.

Toxicologia Clínica, por exemplo, desenvolve observações a pacientes que permaneceram expostos a algum agente tóxico, com o intuito de prevenir, diagnosticar a intoxicação ou, se necessário, realizar medidas terapêuticas específicas.

Já a toxicologia forense, em casos de crimes que envolvem drogas ou venenos, é capaz de inocentar ou acusar um réu, já que busca mostrar a verdade de um fato perante a lei. Também identifica e quantifica os efeitos prejudiciais associados a produtos tóxicos.

Se você tem interesse nesta área, a pós-graduação mais indicada é a de Análises Clínicas e Toxicologia, que tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para a docência, pesquisas, análises toxicológicas, reconhecerem as situações de riscos toxicológicos, estabelecer diagnóstico e possível prognóstico nas diversas áreas das análises clínicas.

PRÓXIMA