Os Antimicrobianos

Os Antimicrobianos

Antimicrobianos são drogas cuja função é impedir a proliferação de microorganismos, indicados somente para o tratamento de infecções microbianas sensíveis. Pertencentes a uma classe de fármacos que é consumida frequentemente em hospitais e na comunidade, são singulares agentes farmacológicos que não atingem somente os seus pacientes consumidores, mas também influenciam significativamente no ambiente hospitalar por alteração da ecologia microbiana.

Os antibióticos são peças fundamentais para o tratamento de infecções bacterianas e, inclusive, estão entre os fármacos mais importantes no arsenal médico. Porém, ainda que sejam parte importante na redução a mortalidade, não o são a persistência de doenças infecciosas. A resistência aos microbianos tem sido descrita por todas as classes de drogas no uso clínico. 

Dentre os problemas suscitados pela Anvisa, quanto à qualidade do uso clínico dos antimicrobianos, estão o fato de múltiplos estudos terem demonstrado que aproximadamente 50% das prescrições médicas de antimicrobianos serem feitas de forma inadequada; além disso, o uso em excesso destes fármacos não está vinculado apenas à emergência e seleção de cepas de bactérias resistentes, assim como a eventos adversos, elevação dos custos e da morbi-mortalidade.

O objetivo é que se tenha o conhecimento dos princípios gerais que orientam o uso de antimicrobianos, assim como de suas propriedades e das características básicas deles, pressupostos ideais a escolha terapêutica adequada. Sendo assim, o emprego racional de antimicrobianos é uma das metas definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o século XXI .

Classificação dos Antimicrobianos

A classificação dos antimicrobianos pode ser executada de diferentes de formas, levando em consideração o seu espectro de ação, o tipo de atividade antimicrobiana, o grupo químico pelo qual pertence e o mecanismo de ação.

Espectro de Ação
- Antifúngicos;
- Anaerobicidas;
- Gram-positivos;
- Gram-negativos;
- Amplo espectro.

Atividade Antibacteriana
- Bactericida;
- Bacteriostático.

Grupo Químico
- Aminoácidos;
- Açúcares;
- Acetatos/propionatos;
- Quimioterápicos.

Mecanismo de Ação
- Síntese da parede celular;
- Permeabilidade de membrana;
- Síntese protéica;
- Ácidos nucléicos.

Entenda mais na Especialização em Microbiologia Aplicada ao Laboratório Clínico. 

Referências:

ANVISA. Antimicrobianos - Bases Teóricas e Uso Clínico. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/modulo1/conceitos.htm. Acesso em: 13 set. 2019.

DINIZ, Cláudio Galuppo. Drogas antimicrobianas e antibioticoterapia. Disponível em: http://www.ufjf.br/microbiologia/files/2013/05/Aula-Antimicrobianos-2019.pdf.  Acesso em: 13 set. 2019.

JR., Hélio Zangrossi. Mecanismos de Ação de Drogas Antimicrobianas. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4139271/mod_resource/content/1/aula1%20quimioter%C3%A1picos-2017.pdf. Acesso em: 13 set. 2019.

SILVA, Eucides Batista da. Antimicrobianos. Disponível em: http://www.fmt.am.gov.br/manual/antimic.htm. Acesso em: 13 set. 2019.

ANTERIOR