Segurança em Ressonância Magnética

Segurança em Ressonância Magnética

Apesar do processo de obtenção de imagens por ressonância magnética (RM) não utilizar radiação ionizante e o método ser considerado seguro, existem muitos riscos associados à realização dos exames e ao ambiente de RM que já conduziram a acidentes graves associados a morte de pacientes e trabalhadores.  

A maior parte dos acidentes está relacionada ao campo magnético estático do equipamento, porém outras fontes de risco como os gradientes de campo magnético, radiofrequência, meio de contraste à base de gadolínio e os criogênicos (ex., hélio líquido), também oferecem perigo e devem ser considerados numa análise de segurança no setor.

Cabe destacar que o Brasil não possui legislação ou mesmo recomendação sobre aspectos de segurança em RM e é, portanto, dever das instituições e dos que trabalham garantir a segurança dos pacientes, acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviço na sua relação com o ambiente de RM.

A conduta em relação a algumas situações de emergência no ambiente da RM difere de outros locais, pois existe sempre o risco presente do campo magnético do equipamento.  Duas situações são especialmente importantes em RM, a parada cardiorrespiratória e o incêndio na sala de exames.

O atendimento a um paciente em parada cardiorrespiratória não deve ser feito dentro da sala de exames. Se o paciente estiver realizando o exame ou estiver sob a mesa de exames, a equipe deve estar treinada para retirar o paciente da maca e removê-lo da sala de exames antes de iniciar o atendimento de parada. O risco de alguma material ferromagnético ser utilizado neste atendimento (ex. carro de parada) pode colocar em risco a vida do paciente e de todos aos seu redor.

ANTERIOR PRÓXIMA