Psicologia na emergência hospitalar

Psicologia na emergência hospitalar

A psicologia na emergência hospitalar, assim como a própria psicologia em geral, é um campo de estudos bastante amplo e requer esforços constantes dos profissionais na produção de conhecimento.

Essa prática coloca os profissionais em contato com um paciente que se questiona a todo momento "porque eu?", bem como repercutindo em toda a família, interferindo, sem dúvidas, em todo o percurso do seu tratamento.

Em uma instituição hospitalar, as unidades de emergência são o lugar destinado a pacientes que necessitam de cuidados especiais e urgentes, que não se restringem apenas a cuidados físicos e de manutenção da vida, mas também de qualidade de vida e de suporte emocional.

Por isso, o acolhimento psicossocial possibilita um lugar de escuta qualificada, de maneira a aproximar a rede de apoio familiar e assim fortalecer os vínculos de confiança.

O objetivo primordial é promover um meio de compreensão sobre os processos de urgência e emergência, diagnóstico e avaliação da melhor adesão do tratamento indicado, possibilitando um serviço de qualidade e, consequentemente, uma melhora mais eficaz do paciente.

ANTERIOR PRÓXIMA