Farmacoterapia Oncológica

Farmacoterapia Oncológica

A dor é uma das razões mais frequentes de incapacidade e sofrimento para pacientes com câncer em progressão. Em algum momento da evolução da doença, 80% dos pacientes sentiram dor. A dor em câncer pode ser causada pela doença, e ela relacionada, resultante de procedimentos diagnósticos e de tratamento, ou ainda causada por um transtorno concomitante. 

A farmacoterapia oncológica engloba várias classes medicamentosas, onde os principais são os antineoplásicos, que intentam erradicar a doença e evitar sua recorrência. Além destes fármacos, faz-se de tratamento paliativo na tentativa de aliviar os sintomas causados pelo neoplasia. 

Para o controle da dor, além de analgésicos opióides e não-opióides, faz-se uso de fármacos adjuvantes, que são empregados para tratar sintomas que comumente acompanham as síndromes dolorosas ou para tratar as reações adversas dos analgésicos empregados. 

Os adjuvantes analgésicos são medicamentos de grupos farmacológicos variados que, associados aos analgésicos, têm ação específica ou também potencializam o controle de determinados tipos de dor. O emprego de adjuvantes deve ser considerado e adequado ao tipo de dor a ser tratada e deve-se sempre observar possíveis reações adversas. 

A avaliação da terapia adjuvante antiálgica, através da farmacovigilância, tem grande relevância, uma vez, que o sucesso terapêutico é melhor alcançado quando se valoriza a percepção da dor referida pelo paciente. Isto, associado ao manejo terapêutico adequado, pode evitar o aparecimento de possíveis reações adversas medicamentosas (RAM’s) e interações medicamentosas. 

A farmacovigilância tem o objetivo de promover o uso racional e seguro de medicamentos, visando identificação dos riscos e possíveis mecanismos subjacentes às reações adversas e interações medicamentosas, traz melhor qualidade de vida ao paciente e consequentemente diminui os custos do tratamento para o hospital. 

Venha se especializar em Farmácia Hospitalar Oncológica

ANTERIOR PRÓXIMA