Toxinfecções em alimentos de origem animal

Toxinfecções em alimentos de origem animal

As toxinfecções alimentares são ocasionadas por agentes etiológicos, tais como: bactérias, vírus, fungos e parasitas. Principalmente devido a práticas inadequadas de manipulação, matéria-primas contaminadas, falta de higiene durante preparação, além de equipamentos estrutura operacional deficientes, alimentos que sofrem manipulação intensa no processamento. 

Substâncias nocivas nos alimentos dão origem às doenças chamadas intoxicações ou toxinfecções alimentares que, geralmente, acometem o trato gastrointestinal, sendo caracterizado por vômitos e/ou diarréia e diversos outros distúrbios abdominais. Embora os produtos alimentícios apresentem aparência, gosto, consistência e aroma normais, podem causar toxinfecção alimentar. Dependendo do microorganismo, sentem-se os primeiros sintomas nas primeiras 36h após o consumo de produtos contaminados. 

Tratando-se de segurança e qualidade há muitos requisitos a serem preenchidos. Devem-se respeitar certamente todas as etapas de produção, desde a matéria prima até o produto final, e as condições higiênico-sanitárias que ocupam um lugar preponderante. Ocorrendo uma falha em qualquer um dos processos o alimento poderá tornar-se contaminado. Dentre esses processos: falhas na escolha de produtos, na técnica de conservação e armazenamento, na técnica de preparo e nas normas de higiene. 

São diversos os fatores que podem contribuir para que o alimento deixe de ser seguro, tornando-se um fator de risco para a saúde humana, tais como: as matérias-primas contaminadas, instalações deficientes, refrigeração inadequada, manipuladores portadores de microrganismos patogênicos, alimentos preparados com grande antecedência, má higiene dos manipuladores, equipamentos mal lavados, deficiência no cozimento, contaminação por vetores, equipamentos de difícil higienização e manutenção inadequada de temperatura. Esses problemas fazem com que aumente a probabilidade de haver alterações nos alimentos. 

Se especialize já! Conheça o MBA em Gestão da Qualidade, Produção e Higiene de Alimentos. 

ANTERIOR PRÓXIMA