Você sabe o que é Análise Sensorial de alimentos?

Você sabe o que é Análise Sensorial de alimentos?

No MBA de Gestão da Qualidade, Produção e Higiene de alimentos, existe um módulo extremamente importante, que é o de análise sensorial de alimentos, nada mais é que uma disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição. 

Análise sensorial normalmente é realizada por uma equipe montada para analisar as características sensoriais de um produto para um determinado fim. 

Pode se avaliar a seleção da matéria prima a ser utilizada em um novo produto, o efeito de processamento, a qualidade da textura, o sabor, a estabilidade de armazenamento, a reação do consumidor, entre outros. 

Os métodos de degustação, como forma de análise sensorial de alimentos, foram aplicados pela primeira vez na Europa, há tempos atrás, com o objetivo de controlar a qualidade de cervejarias e destilarias. Posteriormente, nos Estado Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, surgiu da necessidade de produzir alimentos de qualidade e que não fossem rejeitados pelos soldados do exército. 

A partir dessa necessidade surgiram então os métodos de aplicação da degustação, estabelecendo a análise sensorial como base científica. Essa prática chegou no Brasil em 1954 no laboratório de degustação da seção de Tecnologia do Instituto Agronômico de Campinas - SP, para avaliar o café. 

As propriedades sensoriais são as seguintes: 

- Cor;
- Odor; 
- Gosto; 
- Textura; 
- Som. 

E saiba que no INCURSOS, possuímos este módulo na nosso MBA de Gestão da Qualidade, Produção e Higiene de alimentos, com módulos práticos e com profissionais qualificados, conheça. 

ANTERIOR PRÓXIMA