Envelhecimento e Atividades Físicas

Envelhecimento e Atividades Físicas

Pesquisas recentes comprovam que a prática regular de atividades físicas é extremamente positiva para prevenir condições que afetam a terceira idade, como é o caso da perda muscular. Porém, para que o benefício seja colhido no futuro, o hábito deve existir desde a adolescência ou por em torno dos 20 anos de idade.

Os atletas mais velhos adotam um estilo de vida mais saudável, quando, além de praticar exercícios, seguem uma dieta equilibrada, não fumam e nem consomem bebida alcoólica. Ainda assim, é fato que a capacidade física reduz com o passar do tempo, mas ela só cai mais efetivamente depois dos 70 anos.
 

Os benefícios

O exercício possibilita a prevenção de muitas doenças, assim como colabora para curar outras, melhorando a qualidade de vida. Pesquisas também comprovam que quanto mais cedo você começa a se exercitar, melhor é. "Uma análise de adultos americanos com idade entre 50 anos e 71 anos mostrou que aqueles que se exercitaram entre duas e oito horas por semana desde a adolescência até os 60 anos uma chance de 29% a 36% menor de morrer em decorrência de qualquer causa ao longo do período de 20 anos em que o estudo foi conduzido".

"Estudos recentes com ciclistas amadores com idades entre 55 e 79 anos indicam que eles têm a capacidade de realizar tarefas diárias com muita facilidade e eficiência, porque quase todas as partes do seu corpo estão em ótimas condições. Os ciclistas também apresentaram pontuação alta em testes que medem agilidade de raciocínio, saúde mental e qualidade de vida".

A atividade física é uma das bases para uma vida saudável. E para isso basta pouco, acrescente na rotina práticas simples de atividades físicas, como dança de salão, caminhada ou hidroginástica. 

Se matricule na Especialização em Gerontologia, Dimensões Biológicas, Psicológicas e Sociais. 

Referências:

HARRIDGE, Stephen; LAZARUS, Norman. É possível combater o envelhecimento com exercícios físicos?. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47638886. Acesso em: 01 out. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA