Cuidados nutricionais à pessoa idosa

Cuidados nutricionais à pessoa idosa

Dos aspectos que devem ser considerados com relação à atenção à saúde dos idosos institucionalizados, a nutrição requer destaque, uma vez que parece ser influenciada pelas modificações sociais, econômicas, psicólogas e pela alimentação ofertada nas instituições, a qual pode interferir na qualidade de vida dos indivíduos, bem como na sua reabilitação a curto prazo.

A qualidade da alimentação oferecida aos idosos institucionalizados é um dos fatores determinantes da sua condição de saúde, sobretudo porque, nessa fase, ocorrem mudanças fisiológicas importantes e maior índice de morbidade. A avaliação das condições estruturais e higiênico-sanitárias pode ser feita por meio da lista de verificação das Boas Práticas, mais conhecida como checklist, da RDC nº 275/02, a qual permite o levantamento dos pontos que apresentam inconformidade, facilitando, assim, a tomada decisões, medidas de prevenção e correção necessárias que possam, de alguma forma, comprometer a qualidade dos alimentos e, consequentemente, a saúde da coletividade.

O nutricionista é o responsável por elaborar, acompanhar e supervisionar o Manual de Boas Práticas (MBP) e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), documentos formais da UAN (manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento e distribuição), em que são descritos os procedimentos para as diferentes etapas de produção de alimentos e refeições e prestação de serviço, evitando erros.

Ademais , cabe a esse profissional adequar a alimentação a todas as necessidades inerentes à idade e às especificidades individuais, elaboração de cardápios e coordenação do setor de produção. A alimentação segura do ponto de vista nutricional e higiênico-sanitária nas instituições geriátricas necessita ser garantida e os órgãos sanitários possuem papel fundamental na geração de ações que promovam a melhoria do setor de alimentação e nutrição, fortalecendo o binômio dieta/saúde.

Seja um especialista em Gerontologia, Dimensões Biológicas, Psicológicas e Sociais.

ANTERIOR PRÓXIMA