Enfermagem Gerontológica

Enfermagem Gerontológica

Estudos demográficos demonstram que a população está envelhecendo em todo o mundo, neste contexto foram aprovados a Lei nº 8842, de 04 de janeiro de 1994 e o Decreto nº 1948 de 03 de julho de 1996, que dispõe e regulamenta, respectivamente, a Política Nacional do Idoso. 

O cuidar envolve um agir, uma atitude do enfermeiro integrado por duas formações: a pessoal e a profissional. As possíveis repercussões destes valores, com reflexos na prática dos enfermeiros, podem ser percebidas no cotidiano, no relacionamento entre clientes-profissionais de enfermagem. Este relacionamento perpassa pela subjetividade do profissional que assiste, intervindo no cuidar - no agir humano. 

O termo "recuperação" é apropriado por considerar que os enfermeiros ao cuidarem, possuem expectativas de apoiar e ajudar o cliente na situação vivenciada e não de curar, compreendido como domínio da medicina. 

No momento em que a tecnologia é voltada para o diagnóstico e tratamento curativo e esta passa a não contribuir para a reversão da patologia e/ou situação clínica (sinais e sintomas), mas sim, para a manutenção e a preservação da vida e do bem-estar, contribuindo para um cuidar que atenda as necessidades da pessoa idosa, a dimensão dessa contribuição deve ser valorizada e necessária para a prática de enfermagem. 

Inter-relacionar a enfermagem com a ação do cuidar, o cuidado e a tecnologia, é entendê-la, não como uma prática reducionista na ação curativa e limitada, mas sim, fundamentada na percepção do ser humano, como pessoa com seus valores, crenças e experiências. 

Entende-se que, o propósito da ação de cuidar deve estar desvinculado da idade cronológica e da expectativa de "recuperação" do cliente. Neste sentido, este cuidar deve atender às necessidades físicas e não físicas do cliente, englobando ambiente-cliente-família-profissional, visando contemplar a vida. 

Faça já sua inscrição na Especialização em Gerontologia, Dimensões biológicas, psicológicas e sociais. 

ANTERIOR PRÓXIMA