Orientações farmacêuticas  em dermatologia clínica

Orientações farmacêuticas em dermatologia clínica

A farmacoterapia adequada e a condição clínica e psicológica do paciente são elementos essenciais para o desenvolvimento dessa prática farmacêutica, uma vez que, a utilização dos medicamentos é influenciada por fatores de natureza cultural, social, econômica e política.

O farmacêutico deve possuir, além da formação científica, habilidade de comunicação com a equipe de trabalho e com os pacientes. O não seguimento das prescrições, em muitos casos, reflete a falta de posição educativa fundamentada na relação farmacêutico-paciente.

Deste modo, é muito importante conhecer o grau de instrução dos pacientes, a fim de direcionar melhor as técnicas de comunicação, tanto oral como escrita no momento da orientação.

Na área dermatológica, especialmente em relação a acne, a atuação do farmacêutico deve conter esses dois fatores, uma vez que, a longo prazo, poderá haver desenvolvimento de alterações devido ao aparecimento de lesões ou cicatrizes antiestéticas.

Neste sentido, a atenção farmacêutica, um modelo centrado no paciente, surge, portanto, como alternativa em busca de melhorar a qualidade do processo de utilização dos medicamentos para o alcance de resultados concretos e satisfatórios.

O tratamento da acne é realizado principalmente através do emprego de antimicrobianos retinóides e agentes abrasivos. Os antimicrobianos são compostos, que em baixa concentração inibem ou reduzem o crescimento de diversos microorganismos. Entre eles, os mais empregados no tratamento da acne, estão o ácido azeláico e o peróxido de benzoíla. Também podem ser utilizados para tratamentos os antibióticos, como tetraciclina e a eritromicina.

ANTERIOR PRÓXIMA