Resgate aeromédico

Resgate aeromédico

No mundo moderno tem aumentado a utilização de helicópteros em substituição ao transporte terrestre, principalmente quando se trata de rápida locomoção e locais de difícil acesso. Particularmente o uso deste meio de transporte para pessoas acidentadas tem crescido muito, pois um helicóptero equipado com equipe médica e materiais decisivos em caso de acidentes automobilísticos, naufrágios, incêndios, desmoronamentos e outras emergências. 

As vantagens desse tipo de transporte são várias, tais como: rapidez do socorro, diminui complicações no trajeto; a equipe fica liberada mais cedo, posteriormente, para atender outras ocorrências; mais conforto para o paciente e para a equipe. 

Os vôos de transporte aeromédico ocorrem em média a 600 pés em relação ao solo. O transporte aéreo através de helicóptero destina-se a duas intervenções: 

- Transporte inter-hospitalar: transferência de paciente grave de um hospital para outro com maior especialidade, quando o transporte terrestre irá trazer complicações ao paciente; 
- Atendimento médico no local da ocorrência: quando envolvem várias vítimas, ou quando se trata de acidente grave. 

Atender uma vítima presa em ferragens de um carro, por exemplo, é extremamente diferente de atendê-la na sala de emergência de um hospital, do ponto de vista psicológico e técnico. Na ruas existem outras variantes que dificultarão o atendimento como: 
- Dificuldade no acesso ao paciente; 
- População em volta, geralmente, dando opiniões; 
- Equipe reduzida (médico e enfermeiro); 
- Necessidade de trabalhar com outros profissionais, como bombeiros, polícia, imprensa, etc.; 
- Não dispor de locais apropriados para preparar soluções e drogas. 

Dos profissionais médicos e enfermeiros exige-se extrema competência, pois os atos de diagnóstico e terapêutica devem ser rápidos e precisos. No local não há ajuda diagnóstica como exames de laboratório, Raio X, etc., assim, sendo, a observação e o exame clínico são de máxima importância. 

Deseja atuar na área? Então venha se especializar em Enfermagem Urgência e Emergência e UTI "Dupla certificação". 

ANTERIOR