Curativos à Base de Hidrogel

Curativos à Base de Hidrogel

O aumento da expectativa de vida das pessoas assim como o crescimento de doenças crônicas, como é o caso da diabetes, tem colaborado na elevação do predomínio de feridas. Outro fator agravante tem sido a enorme quantidade de pessoas mortas por queimaduras graves, sendo em sua maioria devido a perda da integridade da pele e a invasão microbiana. 

Diante disso, tem-se amplificado o emprego de hidrogéis a serem aplicados como curativos de queimaduras e úlceras de pele, já que auxiliam na cicatrização e proporcionam conforto ao paciente por meio do alívio da dor. O emprego de antimicrobianos, como é o caso da prata, nos curativos de hidrogéis têm sido a opção em feridas com infecções locais, por auxiliarem na cicatrização e no controle das infecções. 

"A prata é um agente antimicrobiano de amplo espectro contra muitos patógenos, i.e. Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus, além da variedade Staphylococcus resistentes a Meticilina (SARM). Estes patógenos são encontrados em feridas crônicas e formam biofilmes com outros microrganismos. Neste aspecto, antimicrobianos de amplo espectro são mais efetivos no controle destas infecções. Estudos in vivo, fase 1 e 2 também demonstram a eficiência do uso deste poderoso agente antimicrobiano em queimaduras. Além disso, as NPAg tem um papel na resposta inflamatória local, facilitando a cicatrização"(LUGÃO, ARAKI, 2016).

Há disponibilidade no mercado internacional de curativos antimicrobianos baseados em NPAg, mas que ainda não possuem tecnologia nacional competitiva. "Além disso, o desenvolvimento de curativos com NPAg depende de fatores associados a presença de íons Ag+ e/ou metálica Agº, em filme nanocristalino ou nanoparticulado,além de depender da faixa de concentração usada, formato das partículas e espécies químicas associadas (contra-íons, complexos, ligantes)" (LUGÃO, ARAKI, 2016).

A habilitação de hidrogéis antimicrobianos prescinde o desenvolvimento de um insumo nanoparticulado de prata que pode ser incorporado à formulação original, de forma ideal sem comprometer as características e não apresentando resíduos químicos tóxicos aptos a comprometer sua aplicabilidade farmacêutica e biomédica.

Conheça nossa Especialização em Enfermagem Dermatológica com ênfase na Avaliação e Tratamento de Feridas. 

Referências:

LUGÃO, Ademar Benévolo; ARAKI, Koiti. Curativos Avançados de Baixo Custo e Altamente Absorventes, à Base de Hidrogel com Nanopartículas de Prata. 2016. Disponível em: https://www.ipen.br/portal_por/conteudo/NIT/Ademar_B_Lugao%20Premio.pdf. Acesso em: 01 out. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA