A psicologia escolar no desenvolvimento humano

A psicologia escolar no desenvolvimento humano

Vygotsky salienta a historicidade da produção humana e os variados tipos de criação: artística, científica, técnica, dentre outras. Para ele, a atividade criadora é aquela em que se cria algo novo, podendo ser algo do mundo externo ou na construção da mente e do sentimento. Sendo assim, o ser humano possui como papel central a de criador, principalmente na relação com a imaginação e o conhecimento. 

Nessa perspectiva, Vygotsky considera que o desenvolvimento psicológico humano é elaborado pela formação biológica, porém se altera qualitativamente conforme a apropriação dos elementos culturais, atualizados conforme as relações do ser humano com o mundo, em sua atividade social humana. 

A psicologia escolar 

Dentro das relações e do universo de criação está a instituição escola, um dos campos para a atuação do psicólogo, no universo da psicologia escolar. Em uma perspectiva histórica e cultural, a educação escolar possui uma função essencial na mescla de elementos construídos socialmente, que organizam a interação com o meio social. 

O psicólogo distingue a aprendizagem dos conteúdos cotidianos e científicos, destacando o universo escolar como um espaço de sistematização dos conhecimentos produzidos; de intermédio da extensão das formas complexas de pensamento; e da mobilização dos afetos na construção ativa do conhecimento pelos educandos. 

O Psicólogo Escolar/ Educacional, portanto, possui a atuação na esfera da educação formal executando pesquisas, realizando diagnósticos de problemas de aprendizagem e outros que condizem ao âmbito educacional, e mediação preventiva e/ou corretiva, de forma individual e coletiva. Em síntese, contempla todas as etapas do sistema educacional no processo de ensino- aprendizagem. 

Vem para a Especialização em Avaliação Psicológica "Clínica e Institucional". 

ANTERIOR PRÓXIMA