Urgência X Emergência
Usa-se o termo emergência durante uma situação considerada crítica ou em perigo iminente, como um desmoronamento de terra, um incidente ou um imprevisto. Na área médica, quando a circunstância exige que ocorra uma cirurgia ou uma intervenção médica imediatamente, é um caso de Emergência.
Uma situação urgente necessita ser resolvida imediatamente, não pode ser adiada, pois, se houver demora, pode haver até risco de morte, no caso da área de saúde. Na medicina, ocorrências urgentes menos imediatistas, por exemplo, um tratamento de câncer que deve ser feito com urgência, mas não irá trazer as consequências de imediato. Ainda assim, não deixa de ser um caso urgente.
Existem alguns casos na emergência que necessitam de intervenção urgente, ou seja, não podem se prolongar. As diferenças de ambas as palavras abrangem mais o campo científico. Por exemplo: certas hemorragias, paradas respiratórias e cardiovasculares são consideradas emergências.
Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade, pois fratura exposta, por exemplo, são consideradas extremamente graves e têm caráter emergencial) e doenças como dengue, catapora e sarampo são dotadas de um caráter mais urgente.
Uma simples palavra pode ter uma carga sobre ela e conseguir transmitir atividades e feitos diferentes, cada uma tendo o seu significado e sua devida função medicinal. E qual a diferença para UTI?
A UTI é uma unidade hospitalar de pacientes que necessitam de cuidados intensivos por uma equipe especializada composta por profissionais de diferentes áreas. Os pacientes que estão em situação de UTI, são aqueles que, por qualquer descompensação clínica, ou por terem realizado cirurgias complexas e de longa duração, necessitarão de observação cuidadosa 24 horas por dia.
Torne-se um especialista em Enfermagem Urgência e Emergência e UTI.