Especialização › Enfermagem Urgência e Emergência e UTI "Dupla Certificação"
Pós-graduação em Goiânia, GO • Especialização • 5ª Turma

Enfermagem Urgência e Emergência e UTI "Dupla Certificação"

Você já curtiu a página oficial do INCURSOS no facebook? Curte aí!

 

Objetivos

Subsidiar os profissionais com conhecimentos específicos da área, ampliar e reciclar conhecimentos em Urgência e Emergência e UTI dos profissionais de Saúde que atuam nesta área, com vistas à melhoria da qualidade dos serviços.

 

Público-alvo

Enfermeiros.

 

Área(s) de Conhecimento

Unidade(s) com Matrículas Abertas

 

Estrutura do Curso

  • Gerenciamento do serviço de enfermagem em unidades de urgência e emergência e UTI.
  • Segurança do paciente e do trabalhador e garantia de qualidade em serviços de saúde.
  • Avaliação e monitorização do paciente criticamente enfermo voltada para a sistematização da assistência de enfermagem.
  • Farmacoterapia aplicada.
  • Suporte de vida: básico, avançado e pediátrico avançado.
  • Metodologia da pesquisa científica.
  • Biomecânica e cinemática do trauma/ Resgate veicular/ Assistência ao politraumatizado.
  • Sistema renal/ nutricional/ gastrintestinal/ Endócrino.
  • Sistema cardiovascular I.
  • Sistema cardiovascular II.
  • Sistema respiratório I.
  • Sistema respiratório II.
  • Seminário integrador I. (Projeto de pesquisa)
  • Docência do ensino superior.
  • Fisiologia aeroespacial e resgate aeromédico.
  • Emergências obstétricas e pediátricas clínicas e traumáticas.
  • Sistema hematológico/ Interpretação de exames.
  • Sistema neurológico.
  • Proteção e salvamento de vidas humanas/ Resgate aquático.
  • Seminário integrador II. (Artigo científico)
  • Resgate na mata e ambientes de difícil acesso.
  • Treinamento em punção intraóssea, máscara laríngea e PICC.
  • Vivências – Urgência e emergência.
  • Vivências – UTI
 

Coordenação

» Cleiciane Vieira de Lima Barros › Mestranda pelo Programa de Pós-graduação da Fen/UFG. Especialização em Docência do Ensino Superior pela UCAM. Graduação em Enfermagem e Terapia Ocupacional. Tem experiência em assistência, docência e pesquisa na área de Enfermagem, com ênfase no diagnóstico e prevenção de doenças em populações vulneráveis. Coordenadora do curso de Pós-graduação em Urgência e Emergência e UTI do INCURSOS. e integra o NUCLAIDS.

 

Corpo Docente

» José de Arimateia Cunha Filho › Doutorado em UTI pela SOBRATI-SP. Mestrado em UTI pela SOBRATI-SP. Especialização em Rede de Gestão ao Paciente Crítico pelo Hospital Sírio Libanês. Pós-graduando em Enfermagem Cardiológica, Pós-Graduado em Unidade de Terapia Intensiva, em Nefrologia, em Fisioterapia Respiratória, em Ortopedia e Traumatologia, em Ciência do Movimento Humano, em Ventilação Mecânica, em Auditoria em Serviços de Saúde, em Enfermagem do Trabalho e Docência do Ensino Superior. Atualmente é Enfermeiro do Setor de Unidade de Terapia Intensiva e Pronto atendimento no Hospital de Urgências de Goiás (HUGO), docente de cursos de Pós Graduação e do Telessaude – UFG. É membro da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva do Estado de Goiás (ASSOBRAFIR) e Membro fundador da Associacao Brasileira de Medicina em Urgência e Emergência/Regional GO (ABRAMURGEM – GO) e da Associacao de Ensino e pesquisa do HUGO.

» Linamar Teixeira de Amorim › Doutorado em Sociologia pela UFG. Mestrado em Sociologia pela UFG. Especialização em Formação Socioeconômica do Brasil. Tem experiência em docência e pesquisa em Sociologia, com ênfase em Políticas públicas.

» Christiane Moreira Souza › Doutoranda em Enfermagem pela UFG. Mestrado em Enfermagem pela UFG. Atualmente é Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Enfermeira Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem – GO.

» Katiane Martins Mendonça › Doutoranda em enfermagem pela FEN/UFG. Mestrado em enfermagem pela FEN/UFG. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecção Relacionada aos Cuidados em Saúde (NEPIH), vinculado ao CNPq.

» Roberta Mayara Alves de Souza › Doutorado em Terapia Intensiva pela SOBRATI. Mestrado em Terapia Intensiva pela SOBRATI. Especialização em Terapia Intensiva, Controle de Infecção e Nefrologia. Atualmente é enfermeira do Hospital Materno Infantil, do Instituto de Angiologia de Goiânia, atua na Coodenação de Urgência e Emergência pela Prefeitura de Senador Canedo e é Vice-presidente da SOBRATI.

» Rafaela Peres Boaventura › Doutoranda em Enfermagem pela UFG. Mestrado em Enfermagem pela UFG. Especialização em UTI pela PUC/GO. Especialização em Cardiologia e Hemodinâmica pelo Einstein‎. Atualmente é enfermeira do quadro efetivo da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins. É membro do Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida (NEPAQ/UFG).

» Elisângelo Aparecido Costa da Silva › Mestrado em enfermagem pela UFG. Especialização em UTI . Enfermeiro intervencionista do SIATE. Coordenador de enfermagem do - SAMU 192. Atualmente é Enfermeiro Intervencionista do SIATE (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em urgência e emergência, terapia intensiva e controle de infecção/risco biológico, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia intensiva, trauma, complicações e hemodinâmica.

» Jhonathan Gonçalves da Rocha › Mestrado pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG. Especialização em Docência do Ensino Superior. MBA em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar. Biomédico do Laboratório Clínico da PUC GO. Gestor de Qualidade do Laboratório da Unimed, membro da Associação de Biomédicos do Estado de Goiás (ABESGO) e Vice-Presidente da comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Laboratório Unimed Goiânia.

» Marcelo Elias Pereira › Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFG. Especialização em Farmácia Clínica pela Faculdade Cambury. É professor dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Biomedicina, ministrando as disciplinas de química geral, química analítica, físico-química, farmacologia, farmacodinâmica, toxicologia geral e toxicologia aplicada. Tem experiência em indústria farmacêutica, onde atuou por alguns anos.

» Marcelo Henrique da Costa › Doutorando em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. É pesquisador e extensionista da produção audiovisual com mídias móveis e de cunho experimental. Possui experiência em assessoria de comunicação, elaboração e gestão de projetos culturais.

» Ludimila Cristina Souza Silva › Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. Mestrado em Enfermagem pelo programa de Pós-graduação da Fen/UFG. Especialização em Terapia Intensiva.

» Alex David Pietro › Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Marília. Pós-graduação de Enfermagem em Cardiologia pela UNIFESP. Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva pela UNIFESP. Pós-graduação em Administração Hospitalar pela UNICID. Atualmente é enfermeiro assistencial no Atendimento Médico Ambulatorial pela Fundação Faculdade de Medicina da USP e Enfermeiro Assistencial do AMA Paraisópolis pelo SBIB.Hospital Albert Einstein.

» Danielly Silvestre Bitencourt e Castro › Especialização em emergência e urgência. Coordenadora geral do SAMU 192 Centro Sul - Aparecida de Goiânia. Enfermeira da VIDA UTI móvel.

» Hárisson de Abreu Pancieri › Especialização em Gestão e Segurança Ambiental pela UFG. Especialização em Gestão de Pessoas pela Unisul. Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, com 25 anos de atuação. Chefiou o Grupamento de Resgate, o Segundo Grupamento dos Bombeiros, a Academia de Formação dos Bombeiros, o Serviço de Relações Públicas dos Bombeiros e o Comando Regional das Regiões Sul e Sudoeste do Estado. Atualmente é Comandante do Primeiro Comando Regional dos Bombeiros.

» Carolina Costa e Silva › Pós-graduação em Cardiologia e Hemodinâmica. Graduação em Enfermagem pela UFG. Docência na área de Enfermagem, com ênfase na Assistência ao Paciente crítico, Urgência e Emergência, Cardiologia, Hemodinâmica e Ventilação Mecânica. Atualmente é enfermeira do quadro efetivo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, atuando como Enfermeira do SAMU/DF.

» Dilmy de Oliveira Rangel › Especialização pelo CEEN. Graduação em Enfermagem pela UNIP. Enfermeiro da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG e Diretor Aeromédico - Heringer Táxi Aéreo.

 

SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
 

Pré-requisitos para Inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.
 

Duração

24 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 480h

 

Investimento

Para saber o valor do investimento, entre em contato com nossa central de atendimento preenchendo nosso formulário.

 

Diferenciais

  • Resgate aquático
  • Resgate aéreo.
  • Procedimentos Práticos Supervisionado em Urgência e Emergência.
  • Procedimentos Práticos Supervisionado em UTI.
 

Apoio

Apoio