Especialização › Enfermagem Urgência e Emergência e UTI "Dupla Certificação"
Pós-graduação em Goiânia, GO • Especialização • 6ª Turma

Enfermagem Urgência e Emergência e UTI "Dupla Certificação"

Você já curtiu a página oficial do INCURSOS no facebook? Curte aí!

 

Objetivos

O objetivo da pós-graduação em Enfermagem e​m Urgência e Emergência e UTI (Dupla certificação) é preparar o enfermeiro para a assistência ao paciente crítico em ambiente pré e intra hospitalar, tendo como eixo central a complexidade que envolve o cuidado a esses pacientes, bem como o desempenho de procedimentos e manejo dos equipamentos essenciais para a manutenção do estado hemodinâmico. A área requer profissionais habilitados, com conhecimento das tecnologias invasivas, minimamente invasivas e não invasivas, diante disso, os alunos participam de aulas teórico-práticas com professores altamente capacitados, sendo, desta forma, qualificados para o mercado de trabalho.


Ao fim do curso o aluno receberá um certificado de Pós Graduação em Urgência e Emergência e um certificado de Pós Graduação em UTI.

 

Público-alvo

Enfermeiros.

 

Área(s) de Conhecimento

Unidade(s) com Matrículas Abertas

 

Estrutura do Curso

  • Gerenciamento do serviço de enfermagem em unidades de urgência e emergência e UTI.
  • Segurança do paciente e do trabalhador e garantia de qualidade em serviços de saúde.
  • Avaliação e monitorização do paciente criticamente enfermo voltada para a sistematização da assistência de enfermagem.
  • Farmacoterapia aplicada.
  • Suporte de vida: básico, avançado e pediátrico avançado.
  • Metodologia da pesquisa científica.
  • Biomecânica e cinemática do trauma/ Resgate veicular/ Assistência ao politraumatizado.
  • Sistema renal/ nutricional/ gastrintestinal/ Endócrino.
  • Sistema cardiovascular I.
  • Sistema cardiovascular II.
  • Sistema respiratório I.
  • Sistema respiratório II.
  • Seminário integrador I. (Projeto de pesquisa)
  • Docência do ensino superior.
  • Fisiologia aeroespacial e resgate aeromédico.
  • Emergências obstétricas e pediátricas clínicas e traumáticas.
  • Sistema hematológico/ Interpretação de exames.
  • Sistema neurológico.
  • Proteção e salvamento de vidas humanas/ Resgate aquático.
  • Seminário integrador II. (Artigo científico)
  • Resgate na mata e ambientes de difícil acesso.
  • Treinamento em punção intraóssea, máscara laríngea e PICC.
  • Vivências – Urgência e emergência.
  • Vivências – UTI
 

Coordenação

» Cleiciane Vieira de Lima Barros › Possui graduação em Enfermagem e Terapia Ocupacional. É especialista em Docência do Ensino Superior pela UCAM e mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Fen/UFG. Tem experiência em assistência, docência e pesquisa na área de Enfermagem, com ênfase no diagnóstico e prevenção de doenças infecciosas. Atualmente é enfermeira do Pronto Atendimento do PMGu/GO do Exército Brasileiro, coordenadora do curso de Pós-graduação em Urgência e Emergência e UTI do INCURSOS e integra o Núcleo de Ações Interdisciplinares em DST/HIV (NUCLAIDS).

 

Corpo Docente

» Maiana Regina Gomes de Sousa › Bacharel e licenciada em Enfermagem pela UFG. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFG. Membro da REBRAENSP.) – Pólo Goiás. Membro do NEGISP. Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Urgências de Goiânia – HUGO. Avaliadora do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA.

» Fernanda Alves Ferreira Gonçalves › É doutoranda em Enfermagem pela UFG. Mestre em Enfermagem. Especialista em : Enfermagem em UTI pela UFG, Enfermagem Cardiológica pela PUC GO e em Ventilação mecânica pela USM-SP. Graduou-se em em Enfermagem e Obstetrícia pela UFG no ano de 1998. Atuou como presidente do departamento de Enfermagem da SOTIEGO/AMIB /2010-2015. Líder do grupo de Pesquisa da Universidade Salgado de Oliveira "Rede de Cuidados Críticos". Atualmente é enfermeira da UTI do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde (HC-UFG) e professora universitária. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, monitorização hemodinâmica e ventilação mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Prevenção da pneumonia associada a ventilação mecânica; Higiene bucal Monitorização hemodinâmica básica e avançada e ventilação mecânica.

» José de Arimateia Cunha Filho › Possui graduação em Enfermagem e Fisioterapia, Doutorado e Mestrado em UTI pela SOBRATI-SP. É Pós-graduando em Enfermagem Cardiológica, Pós-Graduado em Unidade de Terapia Intensiva, em Nefrologia, em Fisioterapia Respiratória, em Ortopedia e Traumatologia, em Ciência do Movimento Humano, em Ventilação Mecânica, em Auditoria em Serviços de Saúde, em Enfermagem do Trabalho e Docência do Ensino Superior e é Especialista em Rede de Gestão ao Paciente Crítico pelo Hospital Sírio Libanês - SP. Atualmente é Enfermeiro do Setor de Unidade de Terapia Intensiva e Pronto atendimento no Hospital de Urgências de Goiás (HUGO), docente de cursos de Pós Graduação e do Telessaude – UFG. É membro da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva do Estado de Goiás (ASSOBRAFIR) e Membro fundador da Associação Brasileira de Medicina em Urgência e Emergência/Regional GO (ABRAMURGEM – GO) e da Associação de Ensino e pesquisa do HUGO.

» Linamar Teixeira de Amorim › Possui graduação em Ciências Sociais pela UFU (2003), mestrado em Sociologia pela UFG (2009) e doutorado em Sociologia pela UFG (2014). É especialista em Formação Socioeconômica do Brasil. Tem experiência em docência e pesquisa em Sociologia, com ênfase em Políticas públicas. Atualmente é docente da Universidade Federal de Goiás.

» Christiane Moreira Souza › Doutoranda em Enfermagem pela UFG. Mestrado em Enfermagem pela UFG. Atualmente é Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Enfermeira Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem – GO.

» Katiane Martins Mendonça › Enfermeira, Doutora em Enfermagem pelo programa de Pós-graduação da Fen/UFG e Mestre em Enfermagem pelo mesmo programa. É Diretora científico-cultural da ABEn, seção Goiás. Atuou como docente efetiva da Fen/UFG. Atualmente coordena o Curso Técnico Integrado em Enfermagem do IFG – Campus Goiânia Oeste, é líder do NUPPS/IFG) e integra o NEPIH/UFG.

» Roberta Mayara Alves de Souza › Enfermeira, Mestre e doutoranda em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva – SOBRATI, Especialista em Terapia Intensiva, Controle de Infecção e Nefrologia. Atualmente é enfermeira do Hospital Materno Infantil, do Instituto de Angiologia de Goiânia, atua na Coodenação de Urgência e Emergência pela Prefeitura de Senador Canedo, é professora universitária e Vice-presidente da SOBRATI.

» Rafaela Peres Boaventura › É enfermeira, Mestre e doutoranda em Enfermagem pela UFG, Especialista em Terapia Intensiva pela PUC GO e em Cardiologia e Hemodinâmica pelo IIEPAE. Tem experiência em assistência, docência e pesquisa na área de Enfermagem, com ênfase na Qualidade da Assistência ao Paciente Crítico na Unidade de Terapia Intensiva, Pronto Socorro, Cardiologia e Hemodinâmica. Atualmente é enfermeira do quadro efetivo da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins. É membro do NEPAQ/UFG.

» Elisângelo Aparecido Costa da Silva › Enfermeiro, Mestre em Enfermagem pela UFG. Atualmente é Enfermeiro Intervencionista do SIATE, Apoiador Técnico da Coordenação de Urgência da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia-GO e Professor Universitário. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em urgência e emergência, terapia intensiva e controle de infecção/risco biológico, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia intensiva, trauma, complicações e hemodinâmica.

» Jhonathan Gonçalves da Rocha › Possui mestrado pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG), especialização em Docência do Ensino Superior e MBA em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar. Atualmente é professor da PUC GO, Biomédico do Laboratório Clínico da PUC, Gestor de Qualidade do Laboratório da Unimed, membro da Associação de Biomédicos do Estado de Goiás (ABESGO) e Vice-Presidente da comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Laboratório Unimed Goiânia.

» Marcelo Elias Pereira › Farmacêutico e Bioquímico, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás. Possui pós-graduação em Farmácia Clínica – Pharmacológica aplicada. Atualmente é docente na Universidade Salgado de Oliveira e Faculdade Alfredo Nasser.

» Marcelo Henrique da Costa › Doutor em Arte e Cultura Visual e Mestre em Cultura Visual pela FAV/UFG. Publicitário, Coordenador Geral de Comunicação da UEG, Professor titular do bacharelado em Cinema e Audiovisual da UEG, membro da SOCINE e sócio do INTERCOM. É pesquisador e extensionista da produção audiovisual com mídias móveis e de cunho experimental. Possui experiência em assessoria de comunicação, elaboração e gestão de projetos culturais.

» Ludimila Cristina Souza Silva › Enfermeira, Mestre em Enfermagem pelo programa de Pós-graduação da Fen/UFG, doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG e Especialista em Terapia Intensiva. Tem experiência em docência e pesquisa na área de Enfermagem, com ênfase em terapia intensiva, controle de infecção e ventilação mecânica. Integra o NEPIH/UFG.

» Alex David Pietro › Enfermeiro, Pós-graduado em Enfermagem em Cardiologia e em Terapia Intensiva pela UNIFESP, e em Administração Hospitalar pela UNICID. Atualmente é enfermeiro encarregado no Atendimento Médico Ambulatorial - AMA Vila Sonia pela Fundação Faculdade de Medicina da USP e Enfermeiro Assistencial pelo Instituto Israelita de Responsabilidade Social SBIB Hospital Albert Einstein.

» Danielly Silvestre Bitencourt e Castro › Especialização em Emergência e Urgência. Coordenadora Geral do SAMU 192 Centro Sul - Aparecida de Goiânia. Enfermeira da VIDA UTI Móvel.

» Hárisson de Abreu Pancieri › Graduado em Direito pela UFG) e Educação Física pela ESEFEGO. É especialista em Gestão e Segurança Ambiental pela UFG e em Gestão de Pessoas pela Unisul. É Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, com 25 anos de atuação. Chefiou o Grupamento de Resgate, o Segundo Grupamento dos Bombeiros, a Academia de Formação dos Bombeiros, o Serviço de Relações Públicas dos Bombeiros e o Comando Regional das Regiões Sul e Sudoeste do Estado. Atualmente é Comandante do Primeiro Comando Regional dos Bombeiros.

» Carolina Costa e Silva › Possui graduação em Enfermagem e pós-graduação em Emergência e Urgência. Tem experiência de 15 anos no APH. móvel público – SAMU 192 e Vida UTI; foi membro do Comitê Gestor de Urgência e Emergência, participou efetivamente da implantação do SAMU 192 Centro Sul do Estado de Goiás. Atualmente é coordenadora geral do SAMU 192 Centro Sul.

» Dilmy de Oliveira Rangel › Especialização pelo CEEN. Graduação em Enfermagem pela UNIP. Enfermeiro da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG e Diretor Aeromédico - Heringer Táxi Aéreo.

 

SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

O Sistema de Avaliação acadêmico será feito abrangendo os aspectos de assiduidade (frequência mínima), nota mínima exigida, além da aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Para a aprovação e consequente emissão do Certificado de Especialista o aluno deverá, cumulativamente:

  • Obter a frequência mínima de 75% da carga horária de cada módulo previsto no curso, vedado o abono de faltas, exceto os casos previstos em lei;
  • Obter a nota mínima 7,0 (sete) em todas as disciplinas do curso;
  • Obter a nota mínima 7,0 (sete) no Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Entregar a versão definitiva e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso no prazo e na forma estabelecida pela Coordenação do Curso;
  • Entregar toda a documentação exigida.
 

Pré-requisitos para Inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.
 

Duração

24 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 480h

 

Investimento

Para saber o valor do investimento, entre em contato com nossa central de atendimento preenchendo nosso formulário.

 

Diferenciais

A INCURSOS é uma empresa reconhecida no oferecimento de Pós-graduação e de cursos de extensão, com ênfase na área da saúde, atuando há mais de 10 anos, inicialmente em Goiânia. As atividades do INCURSOS obtiveram tamanho sucesso que permitiu sua expansão para novas unidades de negócios em vários Estados. Dessa forma, tem um nome forte em todo o Brasil, facilitando a empregabilidade dos alunos nas diversas regiões do País.

A Pós-graduação em "Urgência e Emergência e UTI" da INCURSOS foi pioneira na área, tendo se destacado pelo formato de dupla certificação e pelas aulas práticas revolucionárias, conforme mencionado abaixo; é, portanto, reconhecida como uma das melhores do País.

Nosso curso oferece módulos teóricos e práticos, além de estágio em ambas as áreas (Urgência e Emergência e UTI).

Dentre as aulas práticas, o curso oportuniza a realização de módulos de:

  • Resgate na mata e ambientes de difícil acesso - com prática de rapel;
  • Monitorização hemodinâmica, com prática de PVC, PAM e PIA;
  • Resgate aquático - realizada com Coronel do corpo de Bombeiros;
  • Treinamento em punção intraóssea, máscara laríngea e PICC – geralmente são oferecidos como cursos de extensão e aqui você terá a oportunidade de adquirir essas habilidades dentro do curso, sem precisar pagar a mais por isso.
  • Resgate veicular;
  • Transporte aeromédico (aeroremoção);
  • Suporte básico, avançado e pediátrico avançado de vida, entre outros.

Além disso, os professores da INCURSOS são altamente capacitados (ver quadro de professores aqui) e a instituição oferece estrutura física e organizacional diferenciadas, venha fazer-nos uma visita.

 

Apoio

Apoio