Perícia digital

Perícia digital

A perícia forense aplicada à informática, também conhecida como computação forense, forense computacional, criminalística computacional, forense digital, investigação eletrônica e perícia eletrônica, é a aplicação de conhecimentos em informática e técnicas de investigação com a finalidade de obtenção de evidências. 

A perícia forense é uma área relativamente nova e tornou-se uma prática investigativa importante tanto para empresas quanto para a polícia. Utiliza de métodos científicos para identificar, preservar, analisar e documentar evidências localizadas em computadores e outros dispositivos eletrônicos. Alguns procedimentos devem ser seguidos pelo perito para assegurar que a evidência não seja comprometida, substituída ou perdida. Porém, se não forem seguidos, os juízes poderão considerar as evidências inadmissíveis, os advogados de defesa poderão contestar sua legitimidade e o caso pode ser prejudicado. 

A perícia forense possui quatro procedimentos básicos: todas as evidências devem ser identificadas, preservadas, analisadas e apresentadas. 

- Identificação das Evidências: a habilidade do perito em identificar as evidências vai depender da sua familiaridade com o tipo de crime que foi cometido e dos programas e sistemas operacionais envolvidos. 

- Preservação das Evidências: A regra número um de uma investigação é não destruir ou alterar as provas. Portanto, as evidências precisam ser preservadas de tal forma que não haja dúvida da sua veracidade. 

- Análise das evidências: O propósito desta fase é identificar quem fez, quando fez, que dano causou e como foi realizado o crime. Mas para isso, deve-se saber o que procurar, onde procurar e como procurar. 

- Apresentação da análise: O laudo pericial é um relatório técnico sobre a investigação, onde são apontados os fatos, procedimentos, análises e resultado. O perito faz um laudo, e a partir das evidências a decisão é da Justiça. 

Trabalhe com Perícia Digital, faça sua especialização em Ciências Forenses - Perícia Criminal. 

ANTERIOR