Expectativas do paciente bariátrico

Expectativas do paciente bariátrico

A cirurgia exige do paciente modificações alimentares, psicológicas, comportamentais e de estilo de vida tanto no pré quanto no pós cirúrgico. Passar no psicólogo no pré-operatório é tão importante quanto passar por outras especialidades, pois cada uma delas é parte imprescindível da avaliação e preparo global exigidos pelo tratamento.

Nas consultas, além das orientações e informações sobre a cirurgia bariátrica (técnica cirúrgica, riscos e complicações, benefícios esperados, mudanças provocadas, consequências físicas, emocionais e sociais); são trabalhadas com o paciente, formas mais saudáveis para lidar com a obesidade e também com as questões emocionais envolvidas no processo de mudança de mudanças de hábitos.

O preparo psicológico para a cirurgia serve para facilitar a participação ativa e adesão ao tratamento (pré e pós-operatório), promover expectativas realistas e reflexões sobre as transformações que ocorrerão após a cirurgia bariátrica a curto, médio e longo prazo.

A família possui um papel muito importante durante o tratamento. Assim recomenda-se a comunicação aos familiares que mais influenciam o processo do paciente para que os mesmos possam receber atendimento psicológico também. Na assistência psicológica oferecida a pacientes e familiares, o psicólogo avalia e trabalha: a estrutura e o funcionamento da família, o apoio prestado pelos familiares, a satisfação do paciente com esse apoio, as informações e expectativas dos familiares. Pontos privilegiados, pois os familiares tanto podem sabotar a cirurgia como oferecer importante auxílio ao paciente e à equipe de saúde.

Conheça a pós-graduação em Atuação Transdisciplinar em Obesidade, Cirurgia Bariátrica e Metabólica

ANTERIOR PRÓXIMA