Avaliação clínica do adolescente

Avaliação clínica do adolescente

Vivemos um período de intensa pressão socioeconômica, no qual os adolescentes fazem parte de uma população ativa profissionalmente, muitas vezes com grande parte de contribuição na renda familiar. Por outro lado, a violência intra e extrafamiliar tem atingido proporções alarmantes, e os jovens podem ser tanto vítimas como agressores.

A Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) recomenda aos países colaboradores que incluam políticas de atenção à saúde de adolescentes, oferecendo critérios objetivos e planos de implantação de pesquisas e avaliação de programas de saúde.

Existem fatores em comum para cuidados com adolescentes sobre violência, sexualidade e drogas, que são os aspectos familiares, o desenvolvimento normal da adolescência e as diferenças individuais e genéticas.

Será através de como o profissional psicológico compreende a adolescência que poderá ter sensibilidade e ser receptivo para apreender as informações apresentadas pelo adolescente e, também, da sua adequada percepção das questões mais significativas quanto à existência ou não de comportamento de risco.

Para o estabelecimento da confiabilidade, o psicólogo deve considerar os seguintes aspectos:

- Clima de confiança mútua e respeito;
- Manter o juízo crítico;
- Ser um agente "facilitador" para que sejam exploradas as convicções;
- Discutir sobre modelos de comportamento de adultos próximos ao adolescente;
- Apresentação dos limites e situações de exceções, entre outros.

Conheça a pós-graduação em Avaliação Psicológica "Clínica e Institucional".

ANTERIOR PRÓXIMA