Menor Máquina de Ressonância Magnética do Mundo é Criada

Menor Máquina de Ressonância Magnética do Mundo é Criada

A partir de uma nova técnica, cientistas realizaram a menor ressonância magnética do mundo e conseguiram registrar a imagem de um único átomo. Publicada na revista Nature Physics, a descoberta pode ocasionar em grandes avanços para a quântica e para entendimento do Universo.

Amplamente conhecida na medicina para analisar estruturas do corpo, a ressonância magnética funciona com ímãs que proporcionam um campo magnético ao redor do corpo. O campo possibilita com que os prótons de moléculas de hidrogênio do corpo alinhem-se a ele, aplicando uma corrente de radiofrequência, tensionando e estimulando os prótons. Após isso, desliga-se a corrente, os prótons relaxam e os sensores detectam a energia liberada por eles, traduzida em imagem.

Geralmente, na medicina, isso é analisado em corpos de grande massa, compostos por bilhões de prótons. Nesse caso, foi empregado um microscópio de corrente de tunelamento, instrumento capaz de capturar imagens em nível atômico, com uma ponta de metal atomicamente afiada.

"Os pesquisadores analisaram ferro e titânio, duas substâncias magnéticas. Para criar o campo magnético, foi colocada na ponta do microscópio um conjunto de átomos de ferro magnetizados, o que alinhou os elétrons (em vez dos prótons) das substâncias analisadas. Depois, adicionaram-se pulsos de radiofrequência, que permitiram criar imagens dos campos magnéticos individuais de átomos de titânio e ferro" (GALILEU, 2019).

A sensibilidade do mecanismo é tão grande que é possível diferenciar átomos próximos uns dos outros. Segundo os pesquisadores, a técnica possibilita múltiplas aplicações, da análise de estruturas moleculares ao desenvolvimento de sistemas como computadores quânticos. 

Vem para a Especialização em Tomografia Computadorizada e Imagem por Ressonância Magnética. 

Referências:

Galileu. Cientistas criam menor máquina de ressonância magnética do mundo. Disponível em. Acesso em: 21 out. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA