Teste de Zulliger

Teste de Zulliger

Com toda certeza você já deve ter visto a aplicação desse teste em algum filme ou seriado, ele é bastante conhecido, mas muitos não sabem do que se trata. 

O Teste de Zulliger (Z-Teste) consiste em 3 manchas de tinta cujo objetivo geral é avaliar aspectos da personalidade do indivíduo, com a vantagem de permitir aplicações e avaliações mais rápidas e em maior número de pessoas.

No Brasil, temos o Z-Teste adaptado para a forma individual e coletiva,  ambos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia. 

Os testes psicológicos são de uso exclusivo de psicólogos: acesso ao material, aplicação, análise e laudos, ou seja, é necessário que haja formação e especialização para que ele seja aplicado e respeite todas as suas fases.

As manchas não estruturadas suscitam associações percepto-associativas nos examinandos, situações que de uma forma ou outra espelham o interno do examinando, seu modo de tomar decisão, suas tendências a determinadas atitudes, sua maneira de pensar e de sentir, assim como, suas relações interpessoais.

O Z-Teste é uma solução para avaliar construtos psicológicos básicos: capacidade de desempenho, objetividade, ansiedade, depressão, controle geral e emocional, funcionamento do pensamento lógico, integração humana e outros aspectos da personalidade.

ANTERIOR PRÓXIMA