Público-alvo

Profissionais de qualquer área de formação superior, que desejem atuar no planejamento estratégico e gestão de projetos, a fim de agregar valor a organizações públicas ou privadas, bem como galgar posições de destaque por seu alto desempenho.

Duração

21 módulos ( 1 final de semana por mês )
Carga horária total: 420h

Objetivos

Aperfeiçoar competências de liderança, possibilitando aos participantes formular soluções, apropriar-se do conhecimento gerado e aplicá-lo em novas situações futuras.

Analisar os fundamentos do planejamento e gestão estratégica corporativa como macrofunção da liderança e suas implicações para a obtenção de diferencial competitivo.

Capacitar profissionais ao planejamento e gerenciamento de projetos alinhados à estratégia organizacional, incorporando as boas práticas preconizadas pelo Project Management Body of Knowledge (PMBOK) Guide – referência mundial no tema.

Mitigar a fragmentação do conhecimento por meio de abordagem interdisciplinar.

Estrutura

  • A Construção do Líder de Equipes de Alto Desempenho.
  • Negociação e Gestão de Conflitos.
  • Planejamento Estratégico Corporativo I.
  • Planejamento Estratégico Corporativo II.
  • Gerenciamento de Riscos Organizacionais.
  • Execução da Estratégia.
  • Metodologia da Pesquisa Científica.
  • Fundamentos do Gerenciamento de Projetos.
  • Gerenciamento do Escopo.
  • Gerenciamento do Cronograma.
  • Gerenciamento do Custo.
  • Gerenciamento dos Recursos.
  • Ferramentas Informatizadas de Gerenciamento de Projetos.
  • Gerenciamento da Qualidade.
  • Gerenciamento das Comunicações.
  • Gerenciamento dos Riscos em Projetos.
  • Gerenciamento das Aquisições.
  • Gerenciamento das Partes Interessadas.
  • Gerenciamento da Integração.
  • Dinâmica de Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento do Projeto.
  • Métodos Ágeis de Gerenciamento de Projetos.

Corpo Docente

» Wanderley Casimiro Villarinho Junior › Graduado e Mestre em Ciências Militares. Graduado em Administração de Empresas com Pós-Graduação em Administração Pública, Gestão de Pessoas, Psicopedagoia, Política e Estratégia. Formação em Consultoria Organizacional pelo IBCO; Gerenciamento de Stress e Incidentes Críticos pela ONU; Planejamento Estratégico em Guerra Eletrônica pelo CIGE; Mentoria Estratégica Mentor Talks pelo Creative Institute e Personal & Professional Coaching pela AIC. Expertise em Liderança e Negociação, adquirido em mais de 25 anos nas Forças Armadas e missões da ONU. Exerceu as funções de Oficial de Logística, Chefe de Divisão Administrativa e Escritório de Projetos no Exército Brasileiro; e de Observador e Oficial de Logística na ONU. Passou pela Qualisegma Assessoria em Gestão Empresarial, liderando equipes de consultoria no Brasil e Moçambique, junto a Projetos da Usiminas, Votorantin Cimentos, Arcadis Brasil e Vale S.A. Possui 29 anos de experiência em gestão organizacional e liderança de equipes, Governança Corporativa e Compliance de Processos. Atualmente, é professor de pós-graduação na FGV e outras. Diretor da WV Consultoria Inteligência Corporativa, com foco em Inteligência Estratégica, Governança Corporativa e Gestão de Risco. Atende como Coaching, com foco em Liderança e Estruturação de Carreira.

» Cárbio Almeida Waqued › Administrador de Empresas Públicas e Privadas pela UCG/GO, Pósgraduado em Administração e Marketing pela FAAP/SP, Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Planejamento Estratégico pela UFSC/ SC. Experiente na área de Planejamento Comercial e de Marketing, atuando, entre outras empresas, na Pepsico/Pizza Hut, Shopping Bougainville, Brasil Telecom/ Oi e Riclan/ Freegells, Plaza Doro/ Tropical Brasil Brockers; Hospitais Buriti, Ela Maternidade, IGOPE, Hospital Vila Nova e Clinica Afeto. Atualmente, trabalha como consultor na Merkado de Ideias Estratégicas, professor do curso de Administração da PUC-GO e coordenador da Incubadora de Empresas da PUC- Goiás.

» Carlos Roberto Pinto de Souza › General-de-Brigada do Exército Brasileiro (da reserva), possui Doutorado em Altos Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (2000) e Mestrado em Estratégia pelo Command and General Staff College (EUA). MBA em Gerenciamento de Projetos (2012-2014) pela Fundaçao Getulio Vargas. Certificado, em 2015, como Project Management Professional (PMP), pelo Project Management Institute (PMI). Possui grande experiência no gerenciamento de projetos e programas de grande porte. Entre outros, foi gerente do projeto de elaboração do Projeto Básico do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), gerente do Programa de Sensoriamento e Apoio à Decisão do SISFRON e Coordenador de Segurança e Defesa Cibernética, do Ministério da Defesa (MD), durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Ocupou cargos destacados de liderança como Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e Chefe do Centro de Defesa Cibernética do Exército. Atualmente é assessor junto à Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro.

» Eugenio Rodrigues do Carvalhal › Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV. MBA Executivo em Administração pela COPPEAD/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Negociação pelo Situation Management System Institute (MA, USA), University of British Columbia (Vancouver, Canadá) e pela CWC School for Energy (Londres, UK), e em comportamento organizacional pela Columbia University (NY, USA). Graduado em Administração pela Universidade Cândido Mendes. Foi executivo da IBM Brasil e do Grupo Gerdau. Autor do livro "Negociação: fortalecendo o processo como construir relações de longo prazo". Autor-coordenador do livro "Negociação e Administração de Conflitos" da Série FGV Management. Coordenador acadêmico do Curso de Formação de Negociadores da FGV - Cursos Corporativos desde 2002, com 30 edições realizadas. É Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército desde 1999. Instrutor de cursos de negociação no Brasil, em Portugal e países da América Latina desde 1984. É professor convidado dos cursos da FGV Management, entre outras Instituições que atuam no segmento de treinamento, desenvolvimento de competências e educação gerencial, bem como de diversas Universidades Corporativas.

» Fernando Leme Franco › Possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval (1982), em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (1988); mestrado em Engenharia Industrial pelo Georgia Institute of Technology (1998), com concentração em tomada de decisão; doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), com concentração em Pesquisa Operacional, com a tese "Prospectiva Estratégica: uma metodologia para a construção do futuro". Tem experiência em construção e reparo naval (submarinos e navios de superfície), nas áreas de mecânica, hidráulica e controle. Possui experiência em logística. Foi diretor de material do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro por quatro anos, com responsabilidade pelo gerenciamento de estoques e distribuição para as áreas de construção (submarinos e navios de superfície) e reparo naval. Qualificou tese na área de logística na Coppe (UFRJ) com o título "O problema de roteamento de estoques". Tem experiência em desenvolvimento e implementação de algoritmos de simulação e tomada de decisão para área pública e privada. Atualmente é docente em cursos de pós-graduação stricto sensu internacional, lato sensu e capacitações fechadas para diversos órgão públicos e privados. Trabalha em consultoria para órgãos públicos e privados nas áreas de gestão estratégica, cenários prospectivos, gestão de riscos, inteligência estratégica, análise e simulação de processos, gestão de projetos, logística e tomada de decisão, com diversos trabalhos publicados. É membro do Comitê Consultivo do Projeto Brasil 2035, da plataforma Brasil 2100.

» Luciano Mendes Nolasco › Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). Possui MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Especialização em Gestão Estratégica de Recursos humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade da Califórnia Irvine/FGV. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e especialista em Política e Estratégia pela ECEME. Certificado PMP pelo Project Management Institute (PMI). Coronel da reserva das Forças Especiais do Exército, com mais de 30 anos de experiência em Administração, Liderança, Segurança e Defesa. Foi Observador Militar/ONU em Moçambique, Comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais e do 15º Contingente Brasileiro no Haiti, Chefe do Estado- Maior do Comando de Operações Especiais e professor de pessoal de nível superior no Brasil e na Venezuela. Participou de diversos seminários e exercícios nos Estados Unidos, França e Alemanha. Atualmente na iniciativa privada, atua como consultor de Estratégia, Inteligência, Riscos e Projetos na Brainstorming Consultoria (RJ) junto a órgãos públicos e privados. Dentre outros clientes, prestou consultoria para a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) no Rio de Janeiro/RJ, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) em Brasília/DF, além da Comisión Latinoamericana de Aviación Civil (CLAC), em Lima/Peru. Colabora como docente voluntário na Escola Superior de Guerra (Brasília/DF), na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/GO) e no capítulo Goiás do PMI. Experiente na condução de equipes de alto desempenho.

» Maurício Abe Machado › Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Engenheiro de software pela UCB e graduado em Sistemas de Informação (UCB). Possui certificações PMP e Prince2 Foundation ambas de gerenciamento de projetos. Possui 12 anos de experiência na área de gestão de projetos, com larga atuação em projetos públicos e privados. Foi docente no MBA de gerenciamento de projetos da UCB e coordenador do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Evangélica de Brasília. Atuou como diretor de comunicação e marketing do PMI-DF e eleito o voluntário no ano de 2014, neste instituto. Possui oito anos de experiência internacional no Japão. Atua profissionalmente como Especialista em Gerenciamento de Projetos no Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) - Projeto do Exército Brasileiro da ordem de 11 bilhões de reais. Mantenedor do Canal do Youtube de gerenciamento de projetos: À Procura do Projeto Perfeito.

» Mauricio Keller Tamioso › Graduado em Administração pela Associação Internacional de Educação Continuada (2007). Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás. Practitioner Coaching pela EZCOACHING. Possui especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Foi professor de Empreendedorismo da Universidade Paulista (UNIP) e consultor da empresa BRAINSTORMING do Rio de Janeiro, especializada em Planejamento Estratégico para entidades governamentais. Possui experiência como gerente de projetos, metodologista e consultor do Planejamento Estratégico do MGC Movimento Goiás Competitivo; e das cooperativas COOAPRO-GO e COACAL-GO para o SESCOOPGO. É palestrante, consultor, instrutor e conferencista com 17 anos de experiência na área gerencial, comportamental, vendas, qualidade, planejamento estratégico, liderança, empreendedorismo e recursos humanos. Diretor-presidente da MKeller Educação Empreendedora, empresa de treinamento e consultoria empresarial especializada em coaching comportamental, vendas, gestão organizacional, liderança e planejamento estratégico, desenvolvimento de equipes, oratória e empreendedorismo. Presta serviços de instrutoria e consultoria para o SEBRAE/GO desde 1998;

» Maurício Rodrigues › Engenheiro Mecânico, MBA em Gerenciamento de Projetos em Engenharia e Arquitetura e certificado PMP®. Atuou como gerente de projetos comerciais e como gestor de frotas pesadas. Como consultor em gerenciamento de projetos comerciais, liderou equipes e desenvolveu estratégias comerciais para empresas de pequeno e médio porte, com o objetivo principal de aumento de receita e otimização dos processos internos. Como consultor em manutenção, realizou acompanhamento de rotina de central de oficina, implantou processos e apresentou relatórios de desempenho, resultando em redução apreciável nos custos mensais, mantendo o mesmo faturamento. Atualmente, é diretor da MRVPublic, empresa especializada em inbound marketing e inbound sales; e da MRV Projetos , especializada em gestão de projetos de manutenção. É sócio proprietário da Air Flix Higienização, empresa com uma grande visão em prestação de serviços.

» Ricardo Messias Rossi › Doutorado em Engenharia da Produção.

» Telma Vilela Borges Merjane › Graduada em Psicologia pela PUC GO. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC-GO. É especialista em Gestão e Coordenação de Grupos pela SOBRAP/ PUC/GO. É analista DISC pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching e Certificada em Eneagrama pelo Instituto Eneagrama, MBTI - Fellipelli. Estudante de Neurociências - Inédita - SP. Foi professora, orientadora e coordenadora na PUC GO e FASAM. Coordenadora de Psicologia da 18ª. 19ª Edição da Caminhada Ecológica (Goiânia a Aruanã) organizado pela Organização Jaime Câmara. Possui experiência de trabalho e de estudos na Construção Civil e no Agronegócio. Atua como psicóloga organizacional e do trabalho. É Diretora Executiva da Merjane Consultoria e Negócios Ltda. Atua como Palestrante e Consultora de Negócios na área de Gestão e Desenvolvimento Humano e Organizacional, incluindo: Gestão de Pessoas, Gestão das Comunicações e Stakeholders, Liderança, Gestão de Carreira, Marketing Pessoal & Negociação e Desenvolvimento Integral do Potencial Humano.. Atua na orientação de carreira, avaliação de desempenho e programas de desenvolvimento de gestores. É pesquisadora da Representação Social Feminina em Esportes de Aventura, Rallys Regionais e Rally dos Sertões.

» Vivian Rodrigues Magalhães › Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2011) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2015). Credenciada gerente de projetos (PMP) pela instituição Project Management Institute (PMI) desde 2014. Foi engenheira no Shopping Flamboyant, diretora adjunta administrativa e financeira do PMI Goiás. Detém vasto conhecimento em planejamento e implementação de projetos ligados a construção e operações no setor de varejo. Possui vivência multicultural enfatizada pelos meses que morou e participou de diversos cursos e projetos organizados pelo PMI na Irlanda. Atualmente, é diretora administrativa e financeira do PMI Goiás, professora de cursos de pós-graduação em diversas escolas, além de consultora financeira da Papo de Valor.

» Alysson Ribeiro das Neves › Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela PUC/MG. Técnico em Eletrônica pelo COLTEC/UFMG. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Certificado PMP (Project Management Professional) e PMI-ACP (PMI Agile Certified Practitioner) pelo PMI (Project Management Institute), CSPO (Certified Scrum Product Owner) e CSM (Certified Scrum Master) pela Scrum Alliance. Green Belt Six Sigma. Possui 21 anos de diversificada experiência profissional, incluindo coordenação de cursos de pós-graduação (especialização), coordenação de cursos de graduação, docência do ensino superior, gerenciamento de portfólio e operações, coordenação e gerenciamento de projetos, além de execução de projetos de automação industrial e tecnologia da informação. Atuou em empresas multinacionais e nacionais, como Marph, Grupo Ânima Educação (UniBH e Una), Ietec, Pitágoras, Salto, Invent Vision, Vision Sistemas Industriais, Converteam (atual GE Energy), Alstom Power Conversion e Atan (atual Accenture). Gerente de Projetos. Coordenador de cursos de pós-graduação (especialização). Professor de cursos de MBA/Pós-graduação (especialização), graduação e técnico (Pronatec) nas áreas de Gestão de Projetos, Engenharias, Administração e TI. Consultor e palestrante em gestão (empresarial, operações, projetos e processos).

Coordenação

Luciano Mendes Nolasco

Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). Possui MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Especialização em Gestão Estratégica de Recursos humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade da Califórnia Irvine/FGV. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e especialista em Política e Estratégia pela ECEME. Certificado PMP pelo Project Management Institute (PMI). Coronel da reserva das Forças Especiais do Exército, com mais de 30 anos de experiência em Administração, Liderança, Segurança e Defesa. Foi Observador Militar/ONU em Moçambique, Comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais e do 15º Contingente Brasileiro no Haiti, Chefe do Estado- Maior do Comando de Operações Especiais e professor de pessoal de nível superior no Brasil e na Venezuela. Participou de diversos seminários e exercícios nos Estados Unidos, França e Alemanha. Atualmente na iniciativa privada, atua como consultor de Estratégia, Inteligência, Riscos e Projetos na Brainstorming Consultoria (RJ) junto a órgãos públicos e privados. Dentre outros clientes, prestou consultoria para a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) no Rio de Janeiro/RJ, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) em Brasília/DF, além da Comisión Latinoamericana de Aviación Civil (CLAC), em Lima/Peru. Colabora como docente voluntário na Escola Superior de Guerra (Brasília/DF), na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/GO) e no capítulo Goiás do PMI. Experiente na condução de equipes de alto desempenho.

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

Utilização da última versão do MS-Project em sala e nos trabalhos em domicílio.


Interdisciplinaridade com elaboração de um projeto transversal.


Alinhamento ao Project Management Body of Knowledge (PMBOK) Guide 6a Ed.

Início (previsão)

Esta turma ainda não possui previsão de início.

Local

Esta turma ainda não possui local definido.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   WMDZK
Aguarde!!! Enviando dados...