Público-alvo

Profissionais com curso superior em Psicologia, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e que estejam com inscrição ativa em algum Conselho Regional de Psicologia.

Duração

20 módulos (1 final de semana por mês)

  • 400h Aulas teóricas;
  • 100h Vivência;

Carga horária total: 500h

Objetivos

Especializar profissionais que atuam (ou desejam atuar) com pessoas com TEA – ou demais transtornos do neurodesenvolvimento - promovendo saúde e bem-estar numa perspectiva holística que engloba: desenvolvimento de autonomia, estabilidade e inteligência emocional, desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas – por meio de uma atuação prática consistente e cientificamente fundamentada.

Estrutura

  • Introdução ao TEA: Vertentes Nosológica e Etiológica.
  • Bases Genéticas e Neurológicas do TEA.
  • Processo Diagnóstico do TEA.
  • Psicofarmacologia e TEA.
  • Behaviorismo Radical e a Prática Clínica.
  • Princípios Básicos da Análise do Comportamento I.
  • Princípios Básicos da Análise do Comportamento II.
  • Metodologia da Pesquisa Científica.
  • Atendimento Clínico: Primeiras Sessões e Avaliação Funcional.
  • Comportamento Verbal.
  • Avaliação das Funções Cognitivas e Comportamentais no TEA: VB-MAPP I.
  • Avaliação das Funções Cognitivas e Comportamentais no TEA: VB-MAPP II.
  • Avaliação das Funções Cognitivas e Comportamentais no TEA: Inventário PORTAGE Operacionalizado.
  • Avaliação das Funções Cognitivas e Comportamentais no TEA: Programa TEACCH.
  • Desenvolvimento da Autonomia, Habilidades Diárias e Sociais no TEA.
  • TEA e Educação: Inclusão ao Sistema Regular de Ensino.
  • TEA e Educação: Estratégias de Ensino na Educação Formal.
  • TEA e Educação: Acompanhante Terapêutico no Ambiente Escolar.
  • Atendimento Holístico e Multiprofissional.
  • Empreendedorismo, Regulamentações e Aspectos Legais.
  • Prática Clínica.

Corpo Docente

» Andréia Kroger Costa › Psicóloga formada pela pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG, 2005). Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB, 2009). Doutoranda em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas (UMinho-Portugal). Foi coordenadora e professora no Curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus-CESUPI (2014-2016). Foi professora adjunta, coordenadora de estágio e coordenadora de extensão na Faculdade de Psicologia da Universidade de Rio Verde (UniRV, 2016-2018). Seu campo de atuação e pesquisa inclui atividades na área de Psicologia Experimental, com ênfase em aprendizagem, controle discriminativo: temporal e instrucional, controle social, autocontrole, efeito sunk-cost, educação formal e educação inclusiva. Na prática clínica atua no atendimento a crianças e adolescentes com desenvolvimento típico e neuroatípico sob o enfoque da Terapia Analítico Comportamental.

» Eduardo Koji Tamura › Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Braz Cubas (2002), mestrado (2006), doutorado (2009) e pós-doutorado em Fisiologia Geral pelo Instituto de Biociências da USP (2009-2012) com estágio de pesquisa na Universidade de Sevilha-Espanha (2010-2011). Professor em cursos da área da Saúde, Biológicas e Psicologia. Leciona em disciplinas como: Fisiologia, Neurociências, Psicofarmacologia e disciplinas afins, possui experiência com metodologias ativas de ensino. Em relação a pesquisa, desenvolve trabalhos na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Geral e Farmacologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: melatonina, células endoteliais, óxido nítrico, microscopia confocal, produtos naturais, inflamação e cronobiologia.

» Gustavo Tozzi Martins › Mestre em Ciências do Comportamento (UnB) e graduado em Psicologia pela UFSJ. Realizou treinamento em Análise do Comportamento Aplicada a pessoas autistas, sob atendimento domiciliar, na cidade de Harrison, NY (EUA - 2005). Atualmente é Diretor Clínico e Supervisor Clínico do Ninar, Diretor Pedagógico do IBAC, Coordenador do Curso de Formação Básica e Avançada em Educação Especial pelo IBAC e Docente no curso de psicologia da UNIP. Linhas de pesquisa desenvolvidas: Treinamento de pais e Habilidades sociais em indivíduos com TEA. Interesse em: Transtornos do Espectro Autista e quadros assemelhados, Educação Especial, treinamento de pais, Acompanhamento Terapêutico e Análise do Comportamento Aplicada.

» Maxleila Reis Martins Santos › Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, tendo defendido o Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua como Terapeuta Analítico -Comportamental e docente em disciplinas da área da Análise do Comportamento, Behaviorismo Radical, Terapia Comportamental e Observação do Comportamento. Membro do grupo de professores da especialização (latu sensu) em Terapia Comportamental do Instituto de Educação Continuada (IEC-PUCMinas) e, também, no Centro Universitário UNA. Professora, orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso e supervisora de estágios na área clínica, no curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte; também coordenadora da pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada na mesma instituição.

Coordenação

Andréia Kroger Costa
Nº CRP: 04/24219

Psicóloga formada pela pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG, 2005). Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB, 2009). Doutoranda em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas (UMinho-Portugal). Foi coordenadora e professora no Curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus-CESUPI (2014-2016). Foi professora adjunta, coordenadora de estágio e coordenadora de extensão na Faculdade de Psicologia da Universidade de Rio Verde (UniRV, 2016-2018). Seu campo de atuação e pesquisa inclui atividades na área de Psicologia Experimental, com ênfase em aprendizagem, controle discriminativo: temporal e instrucional, controle social, autocontrole, efeito sunk-cost, educação formal e educação inclusiva. Na prática clínica atua no atendimento a crianças e adolescentes com desenvolvimento típico e neuroatípico sob o enfoque da Terapia Analítico Comportamental.

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

O curso de Terapia Analítico-Comportamental aplicado ao TEA e quadros assemelhados é fundamentado nos pressupostos do Behaviorismo Radical e conhecimentos produzidos pela Análise do Comportamento, os quais se demonstram sistemáticos e têm sua efetividade cientificamente comprovada. Para além dessa fundamentação consolidada, este curso conta ainda com extensiva carga-horária direcionada a ferramentas, manuais, protocolos que irão subsidiar e instrumentalizar uma prática psicoterápica de excelência.
Aqui o aluno se formará não apenas conhecendo o "porquê" (fundamentação teórico-conceitual) mas também o "como" atuar como Terapeuta Comportamental voltado ao público TEA.

Início (previsão)

Esta turma ainda não possui previsão de início.

Local

Esta turma ainda não possui local definido.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   ZGLMU
Aguarde!!! Enviando dados...