
Interpretação Clínica de Hemograma
Um Hemograma serve para medir a saúde geral do paciente, o teste analisa o sangue e procura quaisquer irregularidades. Por ele, é possível medir e avaliar os glóbulos brancos, diagnosticar anemias e deficiência de plaquetas. Ele é um dos exames fundamentais para guiar especialistas na prevenção de doenças ou manutenção da sua saúde.
Apesar de extremamente comum, esse é um exame que ainda causa muita confusão na população, algumas pessoas acham que todo exame de sangue é um hemograma, como se ambos os termos fossem sinônimos. Quando o especialista solicita uma coleta de sangue, ele precisa dizer para o laboratório o que pretende que seja analisado na amostra. No sangue circulam várias substâncias que podem ser dosadas ou pesquisadas, tais como proteínas, anticorpos, células, eletrólitos, colesterol, hormônios, drogas e até bactérias e vírus, em caso de infecção.
O hemograma é solicitado quando o objetivo é ter informações sobre as células do sangue, nomeadamente, leucócitos, plaquetas e hemácias. Portanto, em um hemograma não é possível obter dados sobre o nível de colesterol, taxa de glicose, pesquisa de bactérias, pesquisa de drogas, teste de HIV, etc.
O teste pode sim detectar doenças como anemia, alguns tipos de câncer como leucemia, infecções e inflamações, problema no sistema imunológico, entre outras. Também pode auxiliar no diagnóstico de doenças e problemas de saúde, como hemorragias, doenças cardíacas, alterações do sistema imunológico, distúrbio na medula óssea, processos infecciosos e inflamatórios, reações a medicamentos e tratamentos.
O mesmo profissional que solicitou o hemograma é capaz de interpretá-lo, mas o especialista em Hematologia Clínica também é capaz de fazer a interpretação clínica do Hemograma.