A área da Avaliação Psicológica está alicerçada em pressupostos científicos que norteiam a investigação e o entendimento de fenômenos psicológicos complexos.

O profissional com consistente formação em avaliação psicológica poderá avaliar precocemente psicopatologias, recursos internos para lidar com as diversas situações da vida, relações interpessoais, interesse pelo ambiente, dentre outras dimensões que podem afetar a saúde mental das pessoas.

O curso irá subsidiar o profissional da Psicologia a realizar avaliação psicológica a partir de fundamentos teóricos e capacitação prática para procedimentos de aplicação, correção e interpretação dos testes

Os conteúdos dos módulos permitirão a compreensão da importância da avaliação psicológica em contextos diversificados. Dessa forma, serão discutidas as aplicações dos instrumentos na clínica, escola, organizações de trabalho, instituições de saúde, instâncias jurídicas e prisionais, centros de apoio e recuperação contemplando a demanda social da Psicologia.

Psicólogos.

  • Temas atuais em Avaliação Psicológica: Intervenção e pesquisa da clínica às organizações. Ética na Avaliação.
  • Avaliação dos problemas de aprendizagem.
  • Avaliação clínica da conjugalidade.
  • Psicodiagnóstico infantil.
  • Instrumentos de avaliação da inteligência: WISC IV.
  • Instrumentos de avaliação da inteligência: WAIS.
  • Avaliação clínica do adulto e do idoso.
  • Avaliação psicológica pelo Teste de Rorschach.
  • Avaliação psicológica pelo Teste de Zuliger.
  • Avaliação clínica do adolescente: personalidade, habilidades sociais, habilidades cognitivas e motivação.
  • Metodologia da pesquisa.
  • Avaliação nas organizações de trabalho: processos seletivos e saúde mental do trabalhador.
  • Orientação de carreira e coaching.
  • Avaliação nas instituições de ensino: Educação básica, ensino médio e ensino superior.
  • Avaliação em organizações forenses e unidades prisionais.
  • Avaliação em saúde pública: possibilidades e limitações da atuação do psicólogo nos CRAS, CREAS e CAPS.
  • Seminário integrador.

» Camélia Santina Murgo › Pós-doutorado pela USF. Doutorado em Psicologia pela PUC GO. Mestrado em Psicologia pela PUC GO. Graduação em Psicologia pela USC.

» Camélia Santina Murgo › Pós-doutorado pela USF. Doutorado em Psicologia pela PUC GO. Mestrado em Psicologia pela PUC GO. Graduação em Psicologia pela USC.

» Natália Martins Dias › Pós-doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Mackenzie. Tem experiência na área de Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva, funções executivas (autorregulação) e desenvolvimento de intervenções remediativas e precoce-preventivas em neuropsicologia infantil.

» Arthur de Almeida Berberian › Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP. Tem experiência na área de Psicologia Cognitiva, neuropsicologia e psicometria Também atua com psicologia clínica e avaliação neuropsicológica.

» Bruna Tonietti Trevisan › Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Neuropsicologia, com ênfase em Avaliação neuropsicológica do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e dos Transtornos de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos e medidas da Psicologia, Funções executivas, Desenvolvimento infantil, Leitura e Escrita.

» Daniel Bartholomeu › Doutorado em Avaliação Psicológica pela USF. Tem experiência na área de Fundamentos e Medidas da Psicologia, pesquisando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, emoções, relações sociais, inteligência, psicologia do esporte, traços de personalidade, psicometria, construção de instrumentos de avaliação psicológica e educacional.

» Fernanda Ottati › Doutorado pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF(área de concentração em Avaliação Psicológica). Experiência em avaliação psicológica e no desevolvimento de projetos na área de Orientação Profissional para adolescentes. Bolsista de apoio técnico a pesquisa do CNPq - Nível 1A.

» Gleiber Couto Santos › Doutorado em Avaliação Psicológica, pela USF. Mestrado em Avaliação Psicológica pela USF. Possui experiência na área de Psicologia Clínica com ênfase no diagnóstico e no tratamento (Terapia Comportamental-Cognitiva) de pacientes com transtorno psiquiátrico, e também na aréa de Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, psicometria, inteligência, personalidade, saúde humana e intervenção terapêutica. Coordena o LAMI.

» José Maria Montiel › Doutorado em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde Mental pela USF. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação neuropsicológica com ênfase em transtornos mentais e problemas de aprendizagem, desenvolvimento de instrumentos para avaliação psicológica e neuropsicológica e intervenções psicológicas.

» Regina Gioconda de Andrade › Doutorado em Psicologia, na área de Avaliaçao Psicológica na USF. Mestrado em Educação. Tem vasta experiência na área de Avaliação Psicológica aplicada aos contextos de Orientação Profissional, Trabalho e Trânsito. Especialização em Administração de Recursos Humanos - CESULON 1987. Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho título obtido pelo CFP 2000.

» Alex Sandro Gomes Pessoa › Doutorado em Educação pela UNESP. Tem experiência na área de intervenção e proteção à criança e ao adolescente, violência sexual, práticas educativas e processos de resiliência em populações que vivenciam condições de vulnerabilidade social.

» Juliana Francisca Cecato › Mestrado em Ciências da Saúde pela FMJ. Tem experiência na área de Psicologia do Envelhecimento e Avaliação Neuropsicométrica. Pesquisas na área de aprendizagem, emoções, síndrome demencial, cuidados paliativos e espiritualidade, reabilitação cognitiva, psicomotricidade e testes cognitivos. Trabalha como psicóloga colaboradora do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Jundiaí e do Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da FMJ.

» Leonardo Ferreira Faria › Especialização em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica.

19 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 380 h

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

Para saber o valor do investimento, entre em contato com nossa central de atendimento preenchendo nosso formulário.